Midiateca Mont de Marsan / archi5

Midiateca Mont de Marsan / archi5

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 2 de 14Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 3 de 14Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 4 de 14Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 5 de 14Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Mais Imagens+ 9

Mont-de-Marsan, França
  • Arquitetos: archi5
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sellex
  • Engenheiro E Economista: Mizrahi
  • Projeto Acústico: Tisseyre & Associés
  • Cliente: Prefeitura de Marsan
  • Orçamento: 12 309 000 € Excl. Tax.
  • Cidade: Mont-de-Marsan
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um tesouro interno

A Biblioteca de Mídias é um forte símbolo cultural para a área urbana de Marsan. É um lugar de descobrimento, encontro e intercâmbio para seus usuários. É um edifício distinto e bastante visível, mas evita seu destaque enquanto edifício esnobe e imponente.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 10 de 14
© Gaston F. Bergeret

A Midiateca está no meio da área militar de Bosquet e cuidado foi tomado para aumentar o diálogo com forte conjunto arquitetônico do lugar. Em sua envoltória clara de puras linhas geométricas - um quadrado de 60m x 60m, o edifício está em conformidade com o layout clássico ainda que contraste com sua austeridade uma esquina aberta para a cidade. Suas fachadas refletem os alojamentos da área militar do entorno como um espelho respeitoso.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 12 de 14
Axonométrica Explodida

O edifício foi projetado como uma praça cultural coberta através das fachadas transparentes e o piso uniforme, além de sua posição estratégica no meio dos edifícios militares.

O projeto pode ser lido como a extensão de sua cobertura para o fazer parecer flutuar por sobre o chão.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 7 de 14
© Didier Boy de la Tour

O gramado inclinado que envolve o edifício direciona o olhar do espectador para o alto, onde alterna transparência e reflexão nas fachadas envidraçadas.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 13 de 14
Planta Baixa

A localização central da Midiateca em meio aos alojamentos de área militar, inspiraram o edifício com quatro fachadas principais, variando de uma à outra simplesmente adaptando elementos na fachada nas diferentes orientações de cada uma. A Biblioteca de Mídias confirma sua identidade independente do ângulo que está sendo vista. Durante a noite, se torna uma luminária que atrai vida à praça, transformando-a num espaço transparente, convidativo e aberto.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 8 de 14
© Gaston F. Bergeret

Os espaços interiores no térreo são completamente abertos e estão em torno à um pátio central, cujo desenho foi inspirado pelas folhas de acanto das pinturas de Matisse e os volumes que lembram as formas dos vasos de Alvar Aalto.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 5 de 14
© Gaston F. Bergeret

As várias funções são organizadas naturalmente na planta aberta, que mantém continuidade visual e é inundada de luz natural difusa de maneira equilibrada. É o primeiro pátio utilizado por uma Midiateca como um espaço de leitura à céu aberto.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 14 de 14
Corte

É um lugar que oferece uma atmosfera contemplativa, relaxada e descontraída para seus usuários. Intimidade do usuário é criada pelos fortes elementos arquitetônicos que inspiram interação visual.

Midiateca Mont de Marsan  / archi5 - Imagem 3 de 14
© Gaston F. Bergeret

Também pode ser esta "surpresa", este pátio quase escondido que faz com que o edifício seja tão popular com o público.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Place de la Caserne Bosquet, 40000 Mont-de-Marsan, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Midiateca Mont de Marsan / archi5" [Mont de Marsan Mediatheque / archi5] 21 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600075/midiateca-mont-de-marsan-slash-archi5> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.