O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Chaquiñán
  6. 2013
  7. Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán

  • 19:00 - 17 Abril, 2014
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán
Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán, © Jerónimo Zúñiga
© Jerónimo Zúñiga

© Jerónimo Zúñiga © Jerónimo Zúñiga © Jerónimo Zúñiga © Jerónimo Zúñiga + 23

  • Arquitetos

    Jorge Ramón Giacometti, Elena de Oleza Llobet
  • Localização

    Equador
  • Área

    230.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Jerónimo Zúñiga
© Jerónimo Zúñiga

O projeto começou quando decidiram realizar um casamento no local, no campo. Em uma pequena casa de bambu e alvenaria em cima do terreno, os seus habitantes estavam determinados a construir seus sonhos. Este casamento, que ansiosamente decidiu renunciar à maior parte de mobiliário, material e de estilo, se mudou para cá. Em breve, as suas próprias necessidades que costumavam encher seus espaços vitais começaram a ultrapassar a ilusão para explorar a natureza. Neste momento, fomos obrigados a interpretar o problema.

Corte
Corte

Decidimos criar a mais simples forma de criar isto, resolvendo os requisitos arquitetônicos, que coexistem sem confundir com o elemento já construído. O volume é orientado para o nascer do sol, onde as vistas são direcionados para uma distância inspiradora. Esta disposição é perpendicular ao elemento de construção, o que permite uma relação delicada entre as duas edificações, quase sem tocar, mas sempre observando uma a outra.

© Jerónimo Zúñiga
© Jerónimo Zúñiga

A casa tinha que mostrar o trabalho do mestre pintor Eduardo Kingman. Por isso, a necessidade de criar uma galeria se tornou essencial. Criamos uma envolvente que, resolvendo os requisitos arquitetônicos, se tornaria uma tela natural.

Detalhe
Detalhe
Detalhe
Detalhe

O solo da região é de cangahua (rocha sedimentar vulcânica), o que pressupõe bases estáveis ​​e abundância de argila. Nas proximidades do local, uma infinidade de fábricas de tijolos pequenas são vistos. Aqui, os blocos são empilhados de modo que eles não deformem para facilitar o transporte para o forno. Esta imagem do material inacabado, tão poderosa e tão mágico, devido à impossibilidade de sua retenção, torna-se as paredes da galeria.

© Jerónimo Zúñiga
© Jerónimo Zúñiga

A alvenaria de argila significou a criação de caixas. Estas paredes dobradas contêm os requisitos arquitetônicos. O volume pré-existente é reabilitado a partir do interior para abrigar um dormitório e as áreas mais íntimas da habitação. Em seguida, o novo volume abriga as áreas sociais: para cozinhar, comer e descansar. Desta forma, as dobras de barro se transformam em vitrines constantes para a galeria e o interior e as dobras de vidro tornam-se vitrines para os arredores e o exterior.

Fachada
Fachada

Os trabalhadores do tijolo contam: o trabalho da terra, boas botas e um bom chapéu. Então, nós tivemos que resolver a parede, desde a fundação até o telhado. Ao longo de um pedestal de concreto reforçado a argila é isolada do solo. Este elemento abriga as instalações elétricas e hidráulicas necessárias, evitando a sua passagem através do barro.

© Jerónimo Zúñiga
© Jerónimo Zúñiga


Finalizando as bordas e extremidades, a parede é concluída linha por linha, colocando reforços de aço horizontais presos às placas dos silhares. A parede está conectada verticalmente com cabos de aço que ligam o pedestal com a coroação da parede. Finalmente, os tijolos são cobertos com resina para protegê-los.


Croqui
Croqui
Cita: "Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán" [Lienzo de Barro House / Chaquiñán] 17 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600013/casa-lienzo-de-barro-slash-chaquinan> ISSN 0719-8906