Plataforma Pujiang / MVRDV

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 2 de 33Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 3 de 33Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 4 de 33Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 5 de 33Plataforma Pujiang / MVRDV - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  414
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arch-Exist
  • Sócio Fundador Responsável: Jacob van Rijs
  • Parceiro: Wenchian Shi
  • Diretor Mvrdv Xangai: Peter Chang
  • Equipe De Projeto: Kyo Suk Lee, Olga Marelja, Geert Folmer, Guido Boeters, Cai Zheli, Shanshan Wu, Alexander Forsch, Ilaria Furbetta, Yihong Chen, Jiamen Li, Shing Yat Tam, Yifei Zhang, Cai Huang, Seunghan Yeum, Gioele Colombo, Xinyuan Zhang
  • Clima Mvrdv: Alexander Forsch
  • Visualizações: Antonio Luca Coco, Angelo La Delfa, Fady Yassa, Lorenzo D'Alessandro, Ciprian Buzdugan, Luana La Martina, Marco Fabri, Stefania Trozzi
  • Copyright: MVRDV Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Cliente: Pujiang County Planning and Resources Bureau
  • Co Arquiteto: Sichuan Provincial Architectural Design and Research Institute Co., Ltd
  • Empreiteira: Chengdu Third Construction Engineering Of CDCEG
  • Tamanho E Programa: 414 m2 Event pavilion and viewing platform
  • Certificação De Sustentabilidade: China Green Building Label: 2 Stars
  • Cidade: Jinhua
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 2 de 33
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. A MVRDV concluiu a Plataforma Pujiang, um mirante composto por um pavilhão de madeira em arcos, coberto por terra, implantado entre as colinas ao sul de Chengdu. O projeto funciona tanto como destino de visitação quanto como espaço para eventos, aproveitando a paisagem natural espetacular do centro da China. Pensada para se integrar ao entorno e, ao mesmo tempo, se destacar como um marco visível a partir das planícies abaixo, a estrutura em arcos telescópicos conduz os visitantes até uma ampla janela panorâmica e uma varanda em balanço projetada sobre a encosta.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 4 de 33
© Arch-Exist

A nova cidade de Pujiang está em desenvolvimento a sudoeste de Chengdu, com o objetivo de oferecer aos seus moradores um estilo de vida sustentável e de alta qualidade. Nas colinas a leste da cidade, um mirante simples já existente proporcionava vistas amplas tanto da área urbana em crescimento quanto da cadeia de montanhas Qionglai ao fundo. A MVRDV foi contratada pelo Departamento de Planejamento e Recursos do Condado de Pujiang para transformar esse ponto em um destino atrativo para turistas e em um espaço capaz de receber eventos diversos, de casamentos a reuniões governamentais.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 29 de 33
Conceito de Mirante

O projeto parte da constatação de que a colina havia sido parcialmente aplainada durante a construção da antiga plataforma. Ao criar um pavilhão em arco recoberto por um talude de terra que se mistura à paisagem, a proposta recria simbolicamente a colina que existia antes. O desenho também aprimora a rede de caminhos, oferecendo múltiplos acessos ao mirante, incluindo uma escada sinuosa que integra uma segunda plataforma de observação. A estrutura do pavilhão é inteiramente em madeira, funcionando como demonstração do potencial do material e incentivando seu uso na construção chinesa — ainda pouco adotado em larga escala, apesar de seus benefícios na redução das emissões de carbono.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Fotografia de Exterior, Jardim
© Arch-Exist

O acesso ao pavilhão se dá por uma pequena fachada envidraçada embutida no talude de terra, no lado sudeste. No interior, o teto sobe enquanto o piso desce, acompanhando a inclinação natural do terreno. Essa inclinação cria uma espécie de arquibancada, ideal tanto para apresentações quanto para simplesmente sentar e contemplar a paisagem através da fachada envidraçada de 10 metros de altura no lado oposto. Essa fachada conta com duas grandes portas de correr que se abrem para a varanda externa, ampliando a relação entre interior e exterior e permitindo que a varanda funcione como extensão do espaço interno.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 9 de 33
© Arch-Exist

As colinas desta região são realmente impressionantes, e um dos nossos desafios foi aproveitar ao máximo essas vistas reduzindo o impacto sobre a paisagem”, afirma Jacob van Rijs, sócio-fundador da MVRDV. “Ao acrescentar um pavilhão com forma de colina e cobertura verde, não apenas minimizamos nosso impacto, como também recriamos a colina que existia antes. Esse gesto de preservação e respeito à natureza é a essência do projeto, reforçada pelo uso de materiais de base biológica, como a madeira, que são mais sustentáveis.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 3 de 33
© Arch-Exist

O projeto paisagístico busca potencializar o que já existia no local. As espécies vegetais escolhidas refletem a biodiversidade da área, inclusive sobre o talude que cobre o teto do pavilhão, onde uma camada de solo de 10 centímetros permite o crescimento de gramíneas, flores e pequenos arbustos. Os cursos d’água existentes são aproveitados para a coleta de água da chuva e para a irrigação.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 12 de 33
© Arch-Exist

Os caminhos pré-existentes foram integrados ao projeto, com a adição de uma escada que os conecta em um percurso circular. No topo dessa escada está a plataforma secundária de observação, circular, que oferece vistas de 360 graus tanto das montanhas ao longe quanto do ambiente natural mais próximo.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 6 de 33
© Arch-Exist

Além da estrutura em madeira, que reduz significativamente o carbono incorporado, o projeto adota diversas estratégias para diminuir as emissões operacionais. O talude de terra e a vegetação funcionam como isolamento térmico e massa térmica, suavizando as variações de temperatura. O teto foi concebido para permitir ventilação natural, enquanto a orientação norte da grande janela, os beirais do telhado e as árvores ao redor reduzem o ganho solar direto. Parte da demanda energética do pavilhão é suprida por uma bomba de calor geotérmica.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 15 de 33
© Arch-Exist

Essas soluções garantem que a Plataforma Pujiang reflita a identidade sustentável da nova cidade ao pé da colina. Para moradores e visitantes, o edifício se apresenta como um exemplo de arquitetura sustentável integrada à paisagem natural — e, à noite, a luz que emana de sua grande janela transforma o pavilhão em um verdadeiro farol nas colinas, visível desde as planícies abaixo.

Plataforma Pujiang / MVRDV - Imagem 26 de 33
© Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Plataforma Pujiang / MVRDV" [Pujiang Platform / MVRDV] 19 Dez 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1037014/plataforma-pujiang-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.