Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 2 de 27Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Fotografia de ExteriorUma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Fotografia de Interiores, Viga, CadeiraUma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 5 de 27Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: rerum architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2025
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mary Gaudin
  • Equipe Líder: Claire Roy, Adélie Collard
  • Equipe De Projeto: rerum architectes
  • Engenharia E Consultoria Elétrica: ACFI
  • Engenharia E Consultoria Estrutural: I+A
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 2 de 27
© Mary Gaudin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova estufa e um pavilhão educacional transformam o telhado do Collège Flora Tristan em uma fazenda urbana produtiva e pedagógica. Localizado no topo de uma escola secundária em Paris, o projeto dá suporte ao trabalho da Veni Verdi, associação de agricultura urbana que cultiva frutas, legumes e flores como parte do programa educacional da instituição. A cobertura, inicialmente concebida como um playground escolar, já possuía qualidades espaciais favoráveis ao uso produtivo. Graças a um orçamento participativo da cidade de Paris, o projeto aprimora esse ambiente agrícola singular, adotando uma abordagem coerente com as restrições ambientais e financeiras.

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 6 de 27
© Mary Gaudin
Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Fotografia de Exterior
© Mary Gaudin

O projeto introduz dois volumes fechados e complementares: uma estufa destinada à produção agrícola e um espaço educacional dividido em três áreas de aprendizagem. Essas estruturas se articulam com zonas de plantio ao ar livre, distribuídas em canteiros elevados e em solo aberto, formando um ambiente completo para ensino e cultivo. O conjunto é concebido como um sistema funcional e pedagógico organizado em torno de quatro princípios essenciais: sustentar, abrigar, reciclar e ventilar.

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 19 de 27
Ilustração

1. Sustentar – A construção é organizada como um sistema claro, no qual cada componente exerce uma função específica. O primeiro princípio, suporte, refere-se à lógica estrutural do conjunto. Para preservar ao máximo a impermeabilização existente, a nova estrutura em aço galvanizado se estende de parede a parede, reduzindo ao mínimo as intervenções na membrana do telhado e, ao mesmo tempo, oferecendo apoio sólido para os novos volumes.

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Fotografia de Exterior
© Mary Gaudin
Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Mary Gaudin

2. Abrigar – O segundo princípio, abrigo, atende simultaneamente às necessidades dos usuários e das culturas. Embora os dois volumes compartilhem uma lógica estrutural semelhante, seus invólucros climáticos variam conforme a função: uma pele de policarbonato transparente maximiza o ganho solar e favorece o crescimento das plantas na estufa, enquanto um envoltório translúcido assegura luz natural equilibrada e conforto térmico no espaço educacional. Esse uso adaptativo do policarbonato — escolhido por sua durabilidade, filtragem de UV e ampla aplicação na construção rural — reforça a dupla vocação agrícola e pedagógica do projeto.

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 5 de 27
© Mary Gaudin

3. Reciclar – A gestão da água torna-se simultaneamente uma ferramenta operacional e educacional. Uma bacia de captação de águas pluviais recolhe quase metade do escoamento do telhado, direcionando-o para um reservatório destinado ao uso agrícola. O percurso visível da água potável e não potável torna todo o ciclo hídrico facilmente compreensível. Ao expor os processos de coleta, armazenamento e redistribuição, o projeto transforma a circulação da água em uma narrativa arquitetônica e pedagógica concreta.

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 24 de 27
Planta Ampliada

4. Ventilar – Para assegurar condições climáticas adaptáveis, o projeto integra diversas estratégias de regulação atmosférica. Aberturas no telhado reinterpretam a linguagem tradicional das estufas agrícolas e são equipadas com um sistema autônomo de acionamento termossensível. Nas fachadas, a alternância entre painéis sólidos e perfurados de policarbonato favorece a ventilação natural, aprimorando tanto a saúde das culturas quanto o conforto dos usuários.

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Imagem 11 de 27
© Mary Gaudin
Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Fotografia de Exterior, Aço
© Mary Gaudin

Ao organizar a cobertura em torno desses quatro princípios, o projeto fortalece a integração da agricultura urbana na vida diária da escola e oferece aos alunos um ambiente de aprendizado imersivo e prático.

Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes - Fotografia de Exterior
© Mary Gaudin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Uma Fazenda Educativa na Cobertura / rerum architectes" [An Educational Farm on the Roof / rerum architectes] 11 Dez 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1036721/uma-fazenda-educativa-na-cobertura-rerum-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.