
-
Arquitetos: Janser Castorina Katzenberger
- Ano: 2024
-
Fotografias:Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Planejamento urbano. Uma escola para 1000 alunos deveria ser construída para o recém-desenvolvido distrito Reininghaus. O empreendimento de 4 andares da AHS Reininghaus se estende em forma de "L" ao longo das ruas Am Steinfeld e Margarethe-Schütte-Lihotzky-Straße e forma o extremo nordeste do Quartier 12, que protege contra o ruído. O recuo central em direção ao sudoeste fragmenta a massa compacta do edifício, criando uma sequência marcante de incisões em terraços.


O pátio escolar verde está localizado na parte frontal. Cercado pelo edifício, funciona como um espaço semipúblico acolhedor para encontros e convivência. Ele se conecta à escola primária vizinha e possibilita a interseção do espaço público entre as duas instituições.

Auditório - Pátio escolar. As salas multifuncionais transparentes - auditório, refeitório e salão multiuso - estão posicionadas ao redor do pátio escolar. O hall de recepção de dois andares é emoldurado ao leste por uma ampla escadaria com vista para o pátio escolar, que pode ser utilizada como arquibancada. No cotidiano escolar, o térreo oferece amplo espaço para intervalos, exposições temporárias e aulas coletivas. Esse ambiente pode ainda ser combinado de forma flexível para a realização de eventos.

Fita e Núcleo. O princípio orientador do projeto é a interação entre duas camadas: a “fita”, que abriga as salas de aula organizadas em uma faixa compacta com orientação externa, e o núcleo, que cria um ambiente de aprendizado mágico e inspirador, promovendo a experiência de comunidade. Forma-se uma rede espacial fluida de ilhas de aprendizado, corredores multifuncionais e jardins em terraços, banhados por luz natural e com vistas em múltiplos níveis. Os terraços verdes recortados e o pátio escolar permanecem sempre perceptíveis, facilitando a orientação.


Áreas funcionais: Grupos e Departamentos. A escola secundária é organizada em grupos, enquanto o ensino médio se estrutura em departamentos pedagogicamente ainda experimentais. Nesses departamentos, o ensino ocorre exclusivamente dentro de suas respectivas unidades. A Base Comunitária oferece um espaço social de encontro. As áreas autônomas para os grupos e a Base Comunitária situam-se nas extremidades de cada um dos três andares superiores. Cada grupo contempla quatro salas de aula e uma zona de aprendizado flexível e aberta. Tanto os grupos quanto a Base Comunitária transmitem uma sensação de segurança e acolhimento. Entre eles, estão localizados os departamentos, cujas ilhas de aprendizado mantêm contato direto com os jardins em terraço. Todas as ilhas de aprendizado, que funcionam como sub-centros, são equipadas com mesas de encontro.


Acesso. O sistema de acesso, concebido para ser o mais curto e claro possível, consiste em dois núcleos que conectam todos os grupos e departamentos sem atravessar outras áreas funcionais. Assim, todas as salas são acessíveis sem barreiras. Além disso, a escadaria central conduz diretamente à área administrativa no primeiro andar. No subsolo, encontram-se três quadras de esporte que se abrem visualmente para o auditório por meio de amplas janelas internas. Uma segunda entrada permite o uso externo dos ginásios, bem como o acesso direto ao campo esportivo comunitário.

Paisagem e Fachada. O pátio escolar, com um bosque disperso de árvores, oferece uma área central aberta e zonas sombreadas com assentos. Os jardins em terraço são cobertos por plantas trepadeiras que, quando plenamente desenvolvidas, funcionarão como proteção solar e ajudarão a combater o superaquecimento. Ao longo do ano, essas plantas proporcionam diferentes impressões — flores, fragrâncias e as cores outonais das folhas. Uma escada externa conecta toda a paisagem de terraços e a cobertura. Nela, encontram-se diversas áreas recreativas verdes e sombreadas, que podem ser utilizadas como salas de aula ao ar livre.


A cobertura impressiona com quadras de recreação, uma pista de corrida e uma parede de escalada. O design da fachada prolonga a ideia de embelezar o edifício e confere à escola uma identidade amigável em um entorno ainda pouco desenvolvido. As gradações na paleta de cores fragmentam visualmente o volume à medida que se elevam em direção ao topo.

Identidade. O design de interiores e os murais integram-se a um conceito geral coordenado por cores, que organiza áreas específicas por meio de um sistema de orientação gráfica e textual. Superfícies de madeira e tonalidades quentes elevam a atmosfera acolhedora e inspiradora do ambiente. A arquitetura sustenta o propósito do “AHS Reininghaus — fomentando uma nova geração de pensadores criativos”.





































































