
-
Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Ano: 2025
-
Fotografias:SeilaoJiong Photography, CRLand

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau é a maior conurbação do mundo, com expectativa de atingir 100 milhões de habitantes até 2030. Localizado no extremo sul do distrito de Nansha, em Guangzhou, na margem oeste do histórico Rio das Pérolas, o Greater Bay Area Sports Center será um marco para o novo distrito cívico, comercial e residencial no coração da região. Além de oferecer instalações esportivas de alto padrão para a comunidade local, o centro foi projetado para sediar um amplo programa de eventos esportivos nacionais e internacionais, bem como apresentações culturais — tudo facilmente acessível por meio da Linha 18 do Metrô de Guangzhou e da nova Ponte Shenzhen–Zhongshan.


Além de proporcionar infraestrutura excepcional para escolas e clubes esportivos de Nansha, o centro dará continuidade aos programas nacionais e regionais de desenvolvimento esportivo da China. Voltado também aos atletas de alto rendimento, incluindo todas as modalidades de pista e campo, o projeto aproveita os invernos amenos de Nansha para criar condições ideais de treinamento ao ar livre e fomentar futuras trajetórias de excelência.


Situado em um parque de 70 hectares — que oferece aos moradores de Nansha uma variedade de espaços paisagísticos às margens do rio para esporte e lazer — o Greater Bay Area Sports Center reúne um estádio para 60 mil espectadores, uma arena coberta com 20 mil assentos para basquete e outros eventos indoor, e um centro aquático com 4 mil lugares, equipado com piscina olímpica de 50 metros e tanque de saltos para treinos e competições. O complexo também inclui acomodações para atletas, além de campos e pistas externas que apoiam os programas governamentais de incentivo à prática esportiva nas escolas, contribuindo para o bem-estar das novas gerações.

Localizado no clima subtropical de monções de Guangdong, esse parque de 70 hectares às margens do rio foi projetado como parte integrante das medidas de proteção contra enchentes do distrito, incorporando áreas alagáveis e zonas úmidas para absorver o excesso de água durante elevações extremas do nível do mar. As formas fluidas da arquitetura ecoam as geometrias afiladas dos cascos dos tradicionais navios da região, originalmente concebidos na Dinastia Song, há aproximadamente mil anos. Essas embarcações históricas consolidaram o Rio das Pérolas como o principal centro comercial da China. O projeto também integra conceitos ambientais da arquitetura vernácula Lingnan, incluindo grandes áreas sombreadas e sistemas eficientes de ventilação natural para enfrentar os verões quentes e úmidos da região.


A cobertura do estádio foi concebida como um conjunto de camadas que protege os 60 mil espectadores da chuva e da incidência direta de sol, ao mesmo tempo que permite a saída natural do ar quente ascendente. Essa cobertura em anel, marcada por camadas sobrepostas, remete às dobras de seda dos tradicionais leques chineses. Junto ao principal acesso vindo do norte, próximo à Ponte Shenzhen–Zhongshan — que conecta os principais centros urbanos da Grande Baía —, a arquitetura do complexo à beira do Rio das Pérolas marca o portal de entrada para Guangzhou e para os distritos setentrionais da região.


Uma rede de brises verticais define as curvas de cada edifício do complexo. Desenvolvidos com avançados modelos digitais em 3D para otimizar o sombreamento dos espaços cívicos, os volumes curvilíneos também foram configurados para favorecer o resfriamento natural proporcionado pelos ventos de verão que sopram do Mar do Sul da China em direção ao continente. Um grande arco no estádio direciona essa brisa mais fresca para o interior da arquibancada, criando circulação natural do ar. Esse mesmo arco oferece vistas panorâmicas do rio durante eventos esportivos e culturais, conectando o público ao cenário fluvial.

Com capacidade para 60 mil pessoas em diferentes tipos de eventos, o estádio possui uma arquibancada adaptável que garante condições ideais de visibilidade para cada modalidade, proporcionando a melhor experiência possível e grande flexibilidade ao longo do ano. O estádio também pode ser configurado para apresentações culturais, com o público voltado para um palco que se abre para um cenário singular. Encomendado pelo Departamento de Cultura e Esportes do Distrito de Nansha após o concurso internacional de 2023, o centro foi projetado pela Zaha Hadid Architects em colaboração com o Guangdong Architectural Design & Research Institute. A construção do Greater Bay Area Sports Center começou em 31 de agosto de 2023. As estruturas principais do estádio e da arena foram concluídas em fevereiro de 2025, marcando o início da fase final das obras.


































































