
-
Arquitetos: FUTURA ESTUDIO
- Área: 235 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Andre Scarpa
-
Fabricantes: Deca, Desmobilia, Ecosimple, Eliane, Esquema Vidros , Ferrante Moveis , MisterLED, Neorex, Paradigma Marcenaria, Recondicionar, Serralheria G.D.A , VS inox

Descrição enviada pela equipe de projeto. O CUBO, salão icônico de cabeleireiro de Jonathas Diniz, recebe sua segunda unidade na Vila Madalena, em São Paulo, resultado de mais de seis meses de busca pelo imóvel ideal para expandir a marca. A relação de confiança e proximidade entre Larissa Burke, responsável pelo projeto, e Jonathas, cliente há mais de sete anos, guiou todo o processo de criação.

A nova unidade ocupa um edifício originalmente projetado pela arquiteta Juliana Llussá para seu showroom de móveis maciços, que ao longo do tempo abrigou diferentes usos, como loja de móveis e escritório de arquitetura. Com a estrutura arquitetônica existente, o foco do projeto da Futura Estúdio foi focado principalmente no interior, iluminação, infraestrutura elétrica e melhorias técnicas em banheiros e copa, garantindo conforto e funcionalidade para clientes e equipe.


O fluxo do espaço foi cuidadosamente pensado desde a entrada, que ocupa a antiga garagem transformada em uma praça central, até o CUBO flutuante na fachada, que recebe instalações artísticas temporárias. A sequência do salão no pavimento térreo inclui recepção, com sofá curvo estofado e estante de produto, logo vemos as bancadas de corte e aos fundos o Colorbar. A área de lavagem fica aos fundos onde antes era um patio, esse espaço recebeu uma atenção especial do jardim nos fundos e um pergolado para bastante luminosidade no momento da lavagem. Jonathas queria que fosse uma experiência esse momento. O pavimento superior ficou dedicado a mais bancadas de corte e para o espaço dos funcionários.


O projeto manteve a essência do CUBO como um lugar de bons encontros, valorizando a experiência do cliente e a sensação de pertencimento, sem deixar de lado a funcionalidade do salão. Todo o layout foi planejado como um sistema plug & play, permitindo que Jonathas levasse móveis e investimentos sem deixar nada no imóvel caso fosse necessário.

Os balcão de atendimento foram desenhados para ser espelhos móveis pensados para atender ambos os lados das bancadas com privacidade e fluidez, enquanto o uso do inox alia estética e fácil manutenção. A paleta de cores, com azul e laranja, equilibra as cores sólidas do espaço com aconchego nos móveis soltos pontuais.

O paisagismo, assinado por Rulian, integra o verde desde a entrada até os fundos, trazendo harmonia e convidativa ao ambiente. A área de lavagem recebeu atenção especial, incluindo acessibilidade para PCD e permeabilidade da luz natural por meio da varanda. Os carrinhos dedicados aos cabeleireiros foram projetados para dinamizar o uso do material e tornar o fluxo interno mais eficiente.

O CUBO Vila Madalena representa, assim, uma evolução do salão original, mantendo seu DNA de encontros, arte e cuidado com o cliente, enquanto adapta sua operação e experiência a um novo espaço urbano, funcional e acolhedor.









































