
-
Arquitetos: stefano riva architetto
- Área: 150 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Attilio Fiumarella
-
Fabricantes: Pereira Melo & Ribeiro Lda.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado numa propriedade na região do Douro Barro– Resende – uma área conhecida pela sua paisagem de vinhedos.

A propriedade inclui vários edifícios que necessitam de intervenção. O programa tinha como objetivo restaurar uma dessas estruturas para uma casa de férias. Durante o levantamento, identificámos uma ruína: um antigo muro de granito era a única coisa que resistiu à passagem do tempo. Ao longo dos séculos, a intervenção humana transformou a paisagem erigindo muros de granito para formar socalcos e áreas planas para cultivo de vinhas, moldando uma paisagem de beleza impressionante. Frequentemente, a arquitetura destaca-se como um elemento discordante neste cenário magnífico.


O projeto centra-se em torno de um volume de betão, um elemento abstrato derivado da pegada da antiga quinta, e uma construção hipogea. A interação entre as duas estruturas cria novos espaços intersticiais e áreas que exploram o conceito de interior – exterior, transformando o muro de granito num elemento que encerra um jardim.


Uma rocha de granito que emergiu durante a construção convidou-nos a modificar o projeto e abandonar a ideia original de uma arquitetura parcialmente subterrânea. Os volumes foram desanexados dos limites naturais, criando mais espaços fechados. O betão pigmentado de rosa estabelece uma nova relação com os arredores. O uso desta cor pertence à tradição cromática de muitas arquiteturas circundantes, complementando o verde da vinha.

A casa abrange dois pisos. Espaços sociais (incluindo uma cozinha e uma sala de estar) estão situados no rés-do-chão, enquanto três quartos e uma biblioteca estão no andar superior. Nos espaços entre os volumes construídos, árvores e plantas trepadeiras crescerão naturalmente, marcando o ritmo das estações e modulando a luz natural.




















