
-
Arquitetos: Pitagoras Group
- Área: 7300 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é constituído por um único volume paralelepípedo, com os alçados orientados a sul/norte e os topos a nascente/poente. O volume construído é complementado no alçado sul por uma estrutura metálica em forma de galeria, muito transparente e permeável, que assegura o acesso às diferentes unidades.

O projeto foi pensado para uma população jovem, daí a opção pelo acesso por galeria, o que incentiva uma maior interação entre os moradores. Do ponto de vista construtivo, optou-se por uma estrutura de betão armado; tudo o resto foi uma construção “seca” recorrendo a várias soluções de pré-fabricação, o que exigiu uma grande disciplina de projeto.

Em termos de distribuição das unidades, o edifício é composto por uma cave, quatro pisos e acesso à cobertura. Os diferentes apartamentos localizam-se no piso térreo, sendo as unidades mais pequenas (apartamentos estúdio) neste piso. Os apartamentos abrem para o lado sul, permitindo que os lugares de estacionamento cobertos se organizem no lado norte com acesso direto aos apartamentos. A unidade comercial localiza-se no topo do lado poente.


As restantes unidades habitacionais, tipos T1 e T3, distribuem-se do 1.º ao 3.º pisos. Na cobertura do edifício, nos módulos de acesso vertical, existem lavandarias comuns, uma área técnica e um grande terraço comum virado a sul.

Relativamente aos materiais utilizados, no interior dos apartamentos e nos pavimentos, temos réguas de vinil flutuantes, exceto nas casas de banho, onde foi aplicado vinil em rolo colado. As paredes interiores e os tetos foram revestidos com painéis à base de madeira, exceto nas casas de banho, onde também foi aplicado vinil em rolo colado.

Relativamente aos materiais utilizados no interior das habitações e para o pavimento, temos réguas de vinil flutuantes, exceto nas casas de banho, onde foi aplicado vinil em rolo. As paredes interiores e os tetos foram revestidos com painéis à base de madeira, exceto nas casas de banho, onde também foi aplicado vinil em rolo.


Para o revestimento exterior do edifício, utilizámos painéis de fachada metálicos com isolamento térmico, chapa compósita de alumínio, brise de alumínio e vidro. A galeria de acesso é pré-fabricada em estrutura metálica, lajes de betão armado pré-fabricadas, e guarda-corpos em tubo metálico e rede eletro-soldada. Esta rede irá suportar o crescimento de espécies trepadeiras plantadas em floreiras ao longo das galerias... e assegura maior privacidade.




























