
-
Arquitetos: gru.a
- Área: 500 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Rafael Salim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura para a mostra "Água Pantanal Fogo", com curadoria de Eder Chiodetto e fotos de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, dois dos mais importantes e premiados fotodocumentaristas brasileiros, que documentaram o Pantanal "como uma forma de dar visibilidade a pulsões de vida e de morte que surgem justapostas entre a época das cheias e a da seca", nas palavras de Chiodetto.


A exposição ocupa um dos corredores laterais do primeiro pavimento do Museu do Amanhã e responde aos desafios pertinentes às qualidades espaciais do espaço dedicado à mostra, uma linha de 90 metros de extensão por 5m de largura.

O desenho do projeto parte da elaboração de uma linha que se desdobra ao longo do espaço e recebe desvios diagonais, ampliando sua superfície. Esta operação cumpre algumas tarefas: criar recintos e desvios no percurso, proteger as fotografias da incidência solar provinda da fachada poente e fazer da estrutura autoportante. Suspensos no espaço por delgadas estruturas metálicas, painéis de MDF acomodam as 90 fotografias de Lalo e Luciano.







