
-
Arquitetos: Block Architectes
- Área: 4200 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nicolas Anetson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vertime oferece um programa multifacetado e versátil: ao mesmo tempo um hotel, bar, restaurante, piscina, espaço de trabalho, local de reuniões e espaço de convivência. Mais do que um local, é uma grande vila com um espírito acolhedor e familiar. A principal limitação do projeto é também sua maior força: localizado na entrada da cidade em um movimentado bulevar, desfruta de imediata proximidade com a marina de Olonna e o píer do Vendée Globe. O desafio foi construir um forte relacionamento com o porto, ao mesmo tempo em que protegíamos o projeto do bulevar. Como um edifício icônico, o Vertime incorpora uma nova e dinâmica identidade, enquanto permanece enraizado na história da arquitetura à beira-mar.


Vertime não é um hotel, mas uma vila à beira-mar enraizada no patrimônio de Les Sables d'Olonne. No final do século XIX, com a popularização dos banhos de mar e o reconhecimento de seus benefícios terapêuticos, a cidade passou por um crescimento notável. A burguesia então, se estabeleceu na região, encomendando as primeiras residências de veraneio. Além da arquitetura eclética e da relação harmoniosa com a paisagem, essas vilas cultivavam discretamente a arte de viver à francesa, marcada por interiores elegantes em ambientes acolhedores, modernos e confortáveis.

Casas excepcionais e locais de distinção, essas vilas exibiam móveis raros, obras de arte, plantas exóticas, roupas de cama finas, prataria e porcelana - tudo projetado para encantar famílias e hóspedes. Hoje, Vertime revive esses códigos de um passado ilustre. Extraindo desse patrimônio, adota os princípios de uma arquitetura cuidadosamente elaborada, equilibrando ordem e motivos recorrentes, onde as vistas são tão importantes quanto a luz.

Vertime não é um hotel convencional: sente-se mais doméstico, menos formal, mais pessoal, mais livre. Uma vila contemporânea à beira-mar deve refletir seu tempo - moderna, confortável, exigente e agradável, mas sempre em diálogo com sua história. Como seus predecessores, Vertime traz uma curadoria de objetos bonitos, detalhes refinados e uma atmosfera acolhedora.



Desde o início, o cliente e o arquiteto reuniram uma equipe de designers, um arquiteto de interiores e especialistas em hospitalidade, comunicação e marketing para estabelecer uma marca, narrativa e identidade para o projeto. A Block atuou como o condutor do projeto, orquestrando o processo desde uma visão escrita inicial - validada pela equipe - até as escolhas finais de móveis, utensílios de mesa, identidade gráfica e elementos de marca cinco anos depois.



A durabilidade foi um princípio orientador para esta localização exposta à beira-mar. As escolhas técnicas e materiais foram definidas pela necessidade de resistência ao vento e à maresia. O conforto também foi prioridade: sistemas de alto desempenho garantem frescor no verão e isolamento acústico eficiente, enquanto toldos automatizados permitem o controle ideal da incidência solar. O telhado de alumínio branco mantém os espaços do sótão tão agradáveis quanto os andares inferiores. Essa lógica se estende ao terraço na cobertura, onde uma estufa naturalmente ventilada reforça o equilíbrio entre conforto e sustentabilidade. Voltado para o sul, o telhado abriga ainda painéis solares responsáveis pelo aquecimento da água da piscina, unindo inovação tecnológica e responsabilidade ambiental.





































