
-
Arquitetos: Atelier Besson Bolze, Ferron & Monnereau Architects
- Área: 2800 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Charles Bouchaïb
-
Fabricantes: FARO Barcelona, Knauf, Leprieuré, Steico, Thebault Groupe

Descrição enviada pela equipe de projeto. As escolas públicas são uma ferramenta essencial para abordar as questões sociais e ambientais atuais. Promover o bem-estar das crianças, aumentar sua consciência cívica, ecológica e social, e reduzir desigualdades de classe e gênero são os objetivos que as escolas públicas devem estabelecer para si mesmas. Para alcançar essas ambições, o Grupo Escolar Élisabeth & Robert Badinter está inovando e propondo repensar as instalações da educação pública, criando uma nova simbiose entre escola e natureza. Inspirada pelo movimento francês da "escola ao ar livre" do século XX, este novo espaço oferece uma alternativa ao ensino tradicional. Aqui, as aulas são ministradas de forma diferente, em contato com a natureza.


Esta nova escola é construída com respeito pela vida existente e pela biodiversidade. Construído em torno de um bosque pré-existente, um verdadeiro patrimônio vivo preservado, o volume em forma de "U" cria um casulo protetor onde a natureza e os espaços de aprendizado estão entrelaçados. Os telhados verdes no térreo formam um corredor verde para a biodiversidade entre a mata educacional no lado sul do terreno e a floresta de pinheiros no lado norte.

As salas de aula são orientadas para o exterior através de grandes janelas que se abrem para revelar a biodiversidade ao redor. Os terraços entre as salas de aula e salas de aula ao ar livre cercadas pela natureza permitem que as aulas se estendam para fora. Esta escola, portanto, oferece continuidade entre o interior e o exterior, proporcionando uma alternativa espacial aos espaços educacionais convencionais.

Parquinhos, salas de aula internas/externas, terraços/salas de aula ao ar livre, hortas compartilhadas, matas educacionais... Nesta instalação a natureza se torna um auxílio ao ensino.


Com madeira local das florestas de Audenge e das Landes de Gascogne, terra crua também local, ladrilhos de conchas de ostras, isolamento térmico em paredes de estrutura de madeira preenchidas com palha de resíduos agrícolas locais, reutilização de sedimentos dragados da "Bassin d'Arcachon", esta escola faz parte de seu território e se tornou uma vitrine para materiais de base biológica provenientes de indústrias locais.


Este projeto propõe uma escola primária inovadora, projetada com uma abordagem interna/externa que é ao mesmo tempo frugal e resiliente. Um projeto enraizado em seu território, estreitamente conectado à natureza. É um lugar inclusivo, que apoia novos métodos de ensino, promovendo o compartilhamento e a convivência, e estimulando a consciência e curiosidade das crianças para melhor educá-las sobre as questões ambientais e cívicas do hoje e do amanhã.

Esta edificação bioclimática, que é segura e exemplar em termos ambientais, é projetada utilizando materiais de base biológica, locais, sustentáveis ou reutilizados. É projetado em uma escala amigável para as crianças e atua como um elo entre patrimônio, natureza e educação para todos.

















