
-
Arquitetos: Isso Architects
- Área: 423 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Ernest Theofilus
-
Fabricantes: Jotun, Muka Surface, Propan, Taco, Toto

Descrição enviada pela equipe de projeto. ABC é um co-housing localizado no coração do denso bairro de Cilandak, no sul de Jacarta. Este edifício de três andares, em concreto sólido, ocupa um terreno de 175m2, com uma área total construída de 423m2. Ele oferece três tipos de quartos, cada um com banheiro privativo, totalizando 11 quartos. Além disso, o edifício conta com uma área na cobertura projetada como uma pequena despensa e espaço comunitário para os residentes.


A Isso Architects infundiu ao edifício uma linguagem de sutileza fluida, mesclando geometria curva para criar uma composição suave e lúdica. A repetição de elementos cilíndricos acrescenta uma qualidade rítmica à estrutura, tornando-a visualmente única e funcional—oferecendo um contraste com as casas convencionais ao longo da rua.



Ao entrar, os visitantes são recebidos por um piso de madeira sob uma escada de três andares, complementada por uma claraboia a qual permite que a luz natural entre, projetando sombras dinâmicas nas paredes. Um longo espelho d'água aprimora a experiência, enfatizando a interação entre luz, ar e água. Os arquitetos comparam a vista dos apartamentos a um caleidoscópio giratório, onde a cena muda a cada hora—ou, às vezes, em um piscar de olhos.


O uso de madeira, linhas limpas e uma paleta neutra complementa o exterior de concreto, realçando o equilíbrio entre solidez e abertura. Seguindo a fluidez da fachada, as paredes internas também são esculpidas com formas curvas. Alguns trechos do guarda-corpo foram destacados, criando uma interação dinâmica entre a luz e o movimento dos moradores. Esse jogo de transparências e deslocamentos enriquece a experiência espacial e acrescenta qualidade à habitabilidade do espaço compacto.




O layout simples organiza-se em três faixas longitudinais: escadas, corredores e quartos. A disposição foi mantida da forma mais racional possível, concentrando todos os sistemas mecânicos e elétricos em um eixo central, o que facilita a manutenção e garante maior eficiência ao conjunto.





























