
-
Arquitetos: ARX Portugal Arquitectos
- Área: 329 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa reflete as condições muito particulares do seu programa, tanto em termos de usos como da área de construção solicitada. Embora os proprietários da casa estabeleçam uma subdivisão funcional clara em duas metades autónomas – ala residencial/ala de hóspedes –, a área que pretendem construir é muito menor do que a permitida para este lote.

Resumidamente, pode-se dizer que é uma casa fragmentada, um tanto rarefeita, situada no centro de um jardim. Dado o pequeno tamanho do lote, esse jardim se reduz ao perímetro ao redor do volume construído, retomando ocasionalmente sua presença nos sucessivos pátios de pedra escavados no volume da casa.

Nesse processo de rarefação, o “mundo” interior da casa é descoberto. Ele se manifesta através de um projeto em que está presente a ideia de erosão parcial do que poderia ser o volume máximo de construção permitido, através da introdução de uma sequência de pátios, redução parcial do piso superior, devido à separação quase total do piso térreo em duas metades (proprietários/hóspedes), unidas apenas por um corredor quase completamente desmaterializado.


Os pátios da casa, que, embora vazios, dividem o volume construído em duas metades, incorporam diferentes atmosferas e noções na casa: 1 - pátio da água; 2 - pátio do tempo; 3 - pátio da matéria.




















