
-
Arquitetos: JXY Studio, Office for Roundtable
- Área: 10 m²
- Ano: 2025
-
Fabricantes: Stainless steel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Flower Room é um diálogo íntimo entre elementos da natureza. Situado na interseção do campo e da floresta em Huizhou, China, ele forja uma estrutura ecológica de cuidado, tornando-se um micro laboratório de simbiose entre plantas e insetos. Ao contrário das estufas convencionais que criam ambientes fechados e controlados, o Flower Room é posicionado para ser aberto e poroso, permitindo que a luz do sol dance, a chuva flua e o vento traga mudanças no microclima, junto com pássaros, abelhas e borboletas que vagam adentro.


Devido ao crescimento desenfreado de espécies invasoras na floresta, como plantas trepadeiras que sufocam a luz solar no nível do solo, o ecossistema local tem diminuído gradualmente. Como uma instalação temporária, Flower Room propõe uma possibilidade de restaurar a diversidade ecológica. Em suas estantes de plantio verticais, plantas nativas são elevadas acima das espécies invasoras no chão; caixas de flores são posicionadas em diferentes alturas e orientações, proporcionando uma variedade de microclimas moldados por diversas condições de luz e água.



As plantas são incentivadas a crescer e interagir em seus próprios ritmos: algumas desdobram folhas tenras, outras florescem e dão frutos, enquanto algumas acumulam sementes e raízes. O Flower Room torna-se um palco vivo que constantemente desdobra a riqueza da biodiversidade: polinização, dispersão de sementes, o voo de abelhas e borboletas, e a busca e empoleiramento de pássaros, todos reunidos nesta sala de estar viva para espécies além dos humanos.


Construído com uma estrutura leve de aço modular, o Flower Room apresenta um alto grau de adaptabilidade que provoca uma diversidade de condições espaciais, permitindo que seja replicado em diferentes locais no futuro. Ao melhorar sua estabilidade através de componentes entrelaçados, a instalação toca o solo apenas por meio de alguns suportes, minimizando assim a perturbação do solo e outras condições do terreno.



Flower Room é mais do que uma instalação de cuidado na temporalidade—é um micro experimento em restauração ecológica, uma conversa delicada com a natureza. Em sua pequena estrutura, os ciclos da vida são apresentados, ampliados e reimaginados, com forças e fluxos da natureza em ação. Ele sussurra que a ecologia não vive apenas em vastas terras protegidas; mesmo dentro de cinco metros quadrados, a vida pode se entrelaçar, com amor e cuidado abundantes.





















