
-
Arquitetos: iHouse estudio
- Área: 40 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Aldo Lanzi, Agustin Sica

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Flor foi encomendada por um amigo do estúdio, Nacho Mazzini, orgulhoso proprietário da "casa amarela com uma janela redonda" construída em 2021. Fascinado pelo uso daquela casa e atento à evolução da dinâmica de sua família, ele desejou adicionar um novo módulo no terreno adjacente a sua primeira "iHouse', localizada em Punta Ballena, próxima ao Arboreto. A intenção era criar um pavilhão íntimo e reflexivo—um espaço para contemplação—enquanto se evitavam os desafios de construir uma casa tradicional diretamente ao lado de sua residência atual.

Com essa premissa, o projeto se propôs a desenhar uma habitação que pudesse servir como um refúgio, que mantivesse uma forte conexão com o entorno. O objetivo era dissolver as fronteiras entre o interior e o exterior, criando uma permeabilidade que amplifica a experiência de habitar a paisagem, enquanto, ao mesmo tempo, integra todos os serviços essenciais necessários para viver confortavelmente.

O projeto é baseado em um único volume retangular de geometria pura, dentro do qual dois corpos interiores definem três zonas claramente diferenciadas ao longo de seu eixo longitudinal. Voltadas para a rua, as áreas de armazenamento e higiene são dispostas atrás de uma fachada quase completamente opaca, garantindo privacidade e abrigo para a entrada. No centro, a área social se abre de ambos os lados, integrando a sala de estar com o exterior.

Esse efeito é alcançado por meio de um sistema de painéis deslizantes que correm ao longo do exterior das paredes, permitindo que a abertura seja completamente liberada. Na parte de trás do terreno está a área de descanso, concebida como um espaço contemplativo: uma cama de casal posicionada entre duas paredes laterais sólidas, voltada para um grande pano de vidro fixo que se estende do chão ao teto e de parede a parede, criando a sensação de dormir entre as árvores.


Todo o processo de construção foi realizado na fábrica, sob os rigorosos padrões de qualidade da iHouse, garantindo precisão em cada detalhe, minimizando ruído e desperdício, e otimizando a eficiência do sistema. A instalação no local ocorreu de forma fluida enquanto o cliente continuava vivendo ao lado, com o terreno natural completamente intocado. Dessa forma, a casa não invade a paisagem, mas se assenta levemente sobre ela, permitindo que a experiência completa do lugar seja vivida.
































