SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Exterior, ConcretoSESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Interiores, Iluminação, Escada, Viga, Aço, CorrimãoSESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão, ConcretoSESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de InterioresSESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  26263
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alessandro Kusuki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:   Acústica & Sônica AVM, MBM Engenharia , Ambiental , Arqmate, Bettoni , CAP - Consultoria Ambiental e Paisagística , Climaplan, Franco Associados, Harmonia Acústica, Kurkdjian Fruchtengarten Engenharia, MAG Projesolos, Mirella Marino, Monobeton , Nucleora, Steinsolos , proassp
  • Autores: Anderson Freitas, Cesar Shundi Iwamizu, Bruno Valdetaro Salvador
  • Colaboradores Concurso E Anteprojeto: Acácia Furuya, Alexandre Gervásio, Ana Julia Chiozza, Andrei Barbosa, Barbara Francelin, Carlos Ferrata, Daniel Constante, Daniela Andrade, Fábio Garrafoli, Fabio Teruia, Francisco Veloso, Henrique Costa, Lorran Siqueira, Luca Caiaffa, Maíra Barros, Marcelo Otsuka, Maria Wolf, Pedro Barros, Pedro Paredes, Rafael Carvalho, Rafael Goffinet, Vitor Costa
  • Colaboradores Projeto Executivo: Acácia Furuya, Artur Lacerda, Andrei Barbosa, Bárbara Francelin, Bettina Mendieta Reis, Beatriz Oliveira Paiva, Bruna Tonini, Carolina Halpern Cuckier, Cecília Torrez, Daniela Suguiyama, Fernanda Britto Felipe dos Santos, Gabriela da Silva Pinto, Gabriela Galuppo Parisi, Gabriela Pini, Isabella Caramuru, Julia Simas de Araujo Moreira, Leonardo Nakaoka Nakandakari, Marina Saboya, Matheus de Paula D'Almeida, Marcelo Otsuka, Maressa Freitas Burger, Nathan Montanari, Pedro Petry Franceschini Freire, Pedro Barros, Rafael Carvalho, Rodrigo Mendoza, Thiago Andrello Magalhães Azevedo, Viviane Baldi
  • Conforto Acústico: Harmonia Acústica
  • Conforto Térmico: Ambiental
  • Cenotecnia: Acústica & Sônica AVM
  • Automação: Bettoni
  • Ar Condicionado: Climaplan
  • Projeto Técnico De Cozinhas: Nucleora
  • Drenagem: Steinsolos
  • Instalações Hidráulicas E Elétricas: MBM Engenharia
  • Estruturas: Kurkdjian Fruchtengarten Engenharia
  • Fundações E Terraplenagem: MAG Projesolos
  • Impermeabilização: Proassp
  • Luminotécnica: Franco Associados
  • Paisagismo: CAP - Consultoria Ambiental e Paisagística
  • Painel Artístico: Mirella Marino
  • Cidade: Franca
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Alessandro Kusuki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A justaposição de atividades culturais e esportivas presente no programa de necessidades das unidades do SESC — assim como a qualidade de sua programação e infraestrutura — propicia a criação de um espaço estimulante e diversificado, capaz de fomentar um olhar atento para questões primordiais da disciplina arquitetônica: a arquitetura como local de encontro, espaço capaz de abrigar a convivência humana e o desenvolvimento de suas atividades.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Alessandro Kusuki
SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Imagem 15 de 28
© Alessandro Kusuki

O caráter eminentemente público desse programa também impulsiona a criação de um espaço que, apesar de sua gestão privada, se afirma como um ambiente de caráter marcadamente urbano em seu interior e que funciona como um elemento catalisador do desenvolvimento urbano de seu entorno: a arquitetura como instrumento de construção da cidade e da paisagem.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Imagem 27 de 28
Isometrica

Nesse sentido, a obra do SESC Franca encarna a noção de uma utopia construída. Em uma cidade do interior do estado de São Paulo, historicamente carente de infraestrutura pública em cultura, lazer, esporte e saúde, o projeto se apresenta como a materialização de um horizonte de possibilidades: um futuro melhor imaginado a partir do projeto arquitetônico e efetivamente concretizado.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Alessandro Kusuki
SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Exterior, Concreto, Pilar
© Alessandro Kusuki

1. Inserção urbana. Considerando a escala do quarteirão e as especificidades do seu entorno, decidiu-se caracterizar cada uma das quatro ruas com acessos e programas específicos, evitando a criação de "fundos" sem qualidade urbana nas divisórias que delimitam o lote.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Alessandro Kusuki

2. Volumetria. A partir do esquema de acessos do conjunto, foi proposto um volume linear destinado a funções administrativas e de serviços, e outro para os programas públicos. Esses dois volumes são construídos com um caráter tectônico marcado — alternando opacidade, transparência e translucidez — em contraste com o caráter estereotômico das paredes de gabiões, concebidas tanto como contenções quanto como fechamentos para estacionamentos e áreas técnicas.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Imagem 26 de 28
Corte

3. A construção do vazio. Ao mesmo tempo em que a volumetria define os limites do lote e organiza os acessos, os dois blocos principais delimitam um espaço interior descoberto para atividades ao ar livre. Piscinas, quadras e áreas de recreação infantil foram dispostas em três plataformas adaptadas à topografia, à orientação solar, às vistas da paisagem e, acima de tudo, ao caráter específico de cada atividade prevista.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Imagem 11 de 28
© Alessandro Kusuki

4. Relação interior-exterior. Cada uma das três plataformas de atividades ao ar livre foi projetada em continuidade com os pisos internos, promovendo a extensão entre os programas internos e externos: continuidade entre piscinas cobertas e descobertas; conexão entre áreas infantis e de lazer; relação entre quadras, academias e áreas de convivência, e a abertura do refeitório para o exterior.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Imagem 22 de 28
Planta 1° Pavimento
SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Imagem 23 de 28
Planta 2° Pavimento

 5. Densidade e diversidade. Em vez de fragmentar o projeto em volumes funcionais autônomos, privilegiou-se a concentração dos programas públicos em um único volume, valorizando a diversidade e a densidade das atividades do SESC. Essa decisão gera um espaço arquitetônico vibrante e de marcante caráter urbano, tanto pela simultaneidade de usos quanto pela interação natural entre usuários de diferentes idades e interesses.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Alessandro Kusuki

6. O espaço negativo. Embora os programas sejam organizados em caixas dentro do volume principal, todo o projeto foi concebido a partir do vazio construído. Este espaço negativo abriga programas complementares à circulação, potencializando as passagens como locais de encontro. São adicionadas passarelas e escadas abertas que multiplicam as possibilidades de percurso e articulam os diferentes níveis e programas.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Interiores, Iluminação, Escada, Viga, Aço, Corrimão
© Alessandro Kusuki

7. O desenho do piso. O piso atravessa o edifício criando uma passagem entre o acesso público e o pátio interior. Como uma rua, articula diferentes programas e adapta-se à topografia formando plataformas em diferentes níveis. Em cada nível, um programa; e o teto de um espaço é o piso do nível seguinte.

SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos - Fotografia de Exterior, Urbano
© Alessandro Kusuki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "SESC Franca / SIAA + Apiacás Arquitetos" 01 Set 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1033588/sesc-franca-siaa-plus-apiacas-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.