
-
Arquitetos: Kiti Vieira Arquitetura
- Área: 54 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para acessar a casa, é preciso atravessar uma ponte de cabos de aço e madeira que cruza o rio, com vistas de poços cristalinos dos dois lados, no bairro do Corisquinho, em Paraty. Após a travessia, o terreno sobe e a casa surge à distância. A escadaria externa leva a um único nível, onde a construção se desenvolve, na altura das copas das árvores.


O programa é simples: varanda, sala e quarto. As divisórias internas são leves e curvas, sem tocar o teto, delimitando o espaço para o banheiro e quarto com ofurô — sem perder a integração dos ambientes.


Poucos materiais foram usados. O eucalipto tratado, comprado na região, é o principal elemento estrutural e o maior desafio no transporte pela ponte. O piso de assoalho de madeira eliminou a necessidade de laje de concreto. Os fechamentos são de policarbonato alveolar, estruturados em requadros de madeira.


As janelas foram projetadas para se recolherem e abrir os vãos inteiros: algumas em policarbonato, garantindo a privacidade do quarto e do banheiro; outras em vidro, na sala e na cozinha, preservando a vista das árvores.

O policarbonato como invólucro permite apreciar a vegetação local de qualquer ponto da casa, do piso ao teto. A tonalidade mais escura das placas, ajuda a controlar a luminosidade. As portas entre a varanda e a área interna também são articuladas, podendo se recolher nos cantos e ampliar o espaço social. O telhado, de material reciclado, foi escolhido pela leveza e pela facilidade de transporte a pé.



































