
-
Arquitetos: Riccioppo Arquitetura
- Área: 500 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Estúdio NY18
-
Fabricantes: Foratto, INTERPAM+LUZ, Marmoarte, Via Condotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia (GO), esta residência assinada pelo escritório Riccioppo Arquitetura materializa os desejos do morador e as soluções propostas para contornar as condições naturais do terreno. O projeto foi criado para um homem na faixa dos 50 anos, divorciado e com filhos, que vive entre viagens de trabalho. Ele queria refúgio conectado à natureza — para descanso e contemplação.

Apesar de o lote escolhido apresentar um declive acentuado, o desejo dele era uma casa térrea. A resposta veio por meio da implantação: um bloco suspenso, sustentado por um pilar em Y de concreto aparente, que nivela os principais ambientes da construção — área social, gourmet, quatro suítes e piscina — à cota mais alta do terreno. Assim, todos os espaços essenciais se concentram em um único pavimento, com vista livre para o horizonte. Grandes panos de vidro (com mais de 15 metros de extensão e 4,5 metros de altura) garantem integração visual e valorização da paisagem - outra exigência do morador - além de iluminação natural abundante e ventilação cruzada. Garagem, lavanderia e academia ficam no pavimento inferior.

O resultado é uma residência de 500 m², com volumetria marcante e soluções que mesclam funcionalidade, sofisticação e brasilidade. O projeto adota uma estética que o arquiteto Giovanni Riccioppo define como "minimalismo tropical" — em que os materiais naturais são protagonistas. Entre eles, pedra Atacama, madeira Cumaru, concreto aparente e mármore Travertino Nacional. A marcenaria, utilizada também como elemento de revestimento, camufla portas e dá ritmo aos espaços.

A ambientação é inteiramente composta por mobiliário assinado por designers brasileiros, com destaque para as peças de Jader Almeida — como a mesa de jantar Lobb e as cadeiras Drey — além de itens da Pátio Brasil para as áreas externas. Uma mesa de centro feita de raiz de árvore centenária e o closet com acabamento interno em couro natural reforçam a exclusividade dos detalhes.


O projeto também incorpora soluções sustentáveis, como painéis fotovoltaicos, aquecimento solar e sistema de reaproveitamento da água da piscina com borda infinita, que está a mais de 10 metros do solo. Anexa ao deck, uma área de fire pit convida ao convívio, ampliando a experiência de morar com integração ao entorno.

Mais que uma casa, este projeto é um manifesto sobre a arquitetura que respeita o terreno, valoriza o entorno e reflete o modo de viver de seu morador.
















