
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da USP, o Centro de Preservação Cultural - Casa de Dona Yayá, o Grupo de Pesquisa Arquivo, fontes e narrativas: entre arquitetura, cidade e design, o 216 - Patrimônio cultural, história e crítica, QUALICON - Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído, LabIndus - Laboratório da Industrialização e Labdias - Laboratório de Estudos de Cultura, Cidade e Diáspora tem o prazer de convidar profissionais, pesquisadores, mestres artífices, detentores de saberes tradicionais e demais interessados para submissão de trabalhos para o 5o Seminário de Arquitetura Vernácula/Popular, a realizar-se de 08 a 11 de junho de 2026. Com uma tradição de estudos na área iniciados na década de 1970, mobilizada no presente pela democratização do acesso à Universidade, a FAU-USP assiste à retomada e à crescente ampliação de interesse e assimilação de novas perspectivas sobre os diversos processos da arquitetura vernácula e popular.
O seminário espera dar seguimento aos debates iniciados em 2016 com a primeira edição, Arquitetura Popular: a Salvaguarda dos Saberes Tradicionais, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes (ARQ POP). Realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este primeiro seminário chamou atenção para a urgência do registro e da salvaguarda dos saberes construtivos tradicionais e para as ações de conservação e restauração de edificações históricas dentro do registro popular e tradicional, ainda sem mencionar o vernacular. O 2º Seminário sobre Arquitetura Vernácula: Patrimônio e Sustentabilidade (2019), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a condução do Grupo de Pesquisa Vernaculum, confirmou a crescente demanda por um espaço de interlocução em torno do tema, introduzindo o termo vernacular em sua articulação com os temas do patrimônio e da sustentabilidade. Realizado pela UFBA e UFMG, em formato remoto, o 3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular (2021) uniu as designações mais recorrentes a esse universo no título do evento, considerando a importância de ampliar a adesão a esse campo de estudos e a máxima inclusão de interessados, a incorporação a outras reflexões e experiências internacionais. Na Universidade Federal Fluminense (UFF), com a organização do Grupo de Pesquisa A Cidade como Documento da História Urbana, ocorreu o 4o. Seminário Brasileiro de Arquitetura Vernácula Popular: Tradição e Contemporaneidade (2024) que colocou em debate as permanências e rupturas em perspectiva, buscando ampliar o alcance nacional dos debates.
O 5º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular dá seguimento a esta intenção, reunindo de modo presencial, agora em São Paulo/SP, todas as pessoas interessadas no tema do evento, em especial nos debates sobre as matrizes, os processos de apropriação e as especificidades regionais da arquitetura vernácula/popular não só nacional, mas também considerando a aproximação a outras reflexões e experiências latino-americanas. Seu objetivo é o de conhecer, discutir e divulgar os resultados de pesquisas, registros, linguagens, projetos e técnicas construtivas, além de mapear e debater os avanços conceituais do campo a partir de cinco eixos temáticos:
Título
5º Seminário Arquitetura Vernácula/PopularTipo
SeminárioOrganizadores
De
08 de Julho de 2026 09:50 AMAté
11 de Julho de 2026 09:51 AMOnde
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - R. do Lago, 876 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-080Endereço
Cidade Universitária - Butantã