
-
Arquitetos: Antonio García Blay y José Antonio Ruiz Suaña
- Área: 437 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Milena Villalba


Descrição enviada pela equipe de projeto. O castelo de Portell de Morella apresenta, dentro de seu complexo, a antiga casa paroquial: uma pequena estrutura doméstica com uma área anexada adjacente a uma de suas torres.


Abandonada por décadas, encontrava-se em um estado de degradação que exigia consolidação estrutural. Subsequentemente, parte do edifício foi removida, e um pátio foi aberto para dar autonomia à torre e à muralha, permitindo que elas recuperassem seu caráter defensivo. Este pátio proporciona iluminação e ventilação e incorpora a circulação vertical entre os diferentes níveis do edifício.




O exterior do complexo preserva o caráter vernacular e o ambiente urbano antes da intervenção. No interior, foram realizados trabalhos para adaptar como acomodação rural municipal.

As caixas de muralha do complexo estão consolidadas, e as lajes deterioradas foram substituídas por uma estrutura interna de pisos e paredes de madeira, que, ao mesmo tempo, configuram os cômodos, a ambientação e os acabamentos.





















