
-
Arquitetos: SV60 Arquitectos
- Área: 8940 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:JOSÉ HEVIA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Propomos um projeto racional, flexível e adaptável às demandas sociais e urbanas contemporâneas. Todo o volume é concebido como um sistema permeável, atravessado por múltiplos orifícios que cruzam o edifício de uma fachada à outra, conectando-se aos pátios internos e criando um modelo habitacional esculpido por vazios interiores. Esses vazios aproveitam ao máximo as condições climáticas locais e, simultaneamente, geram espaços internos que promovem a interação entre os vizinhos, estabelecendo novas conexões sociais sem comprometer a privacidade de cada unidade. O conjunto volumétrico busca se integrar como mais um bloco na expansão urbana de Barcelona, estabelecendo relações espaciais harmoniosas com o entorno e se configurando como uma arquitetura silenciosa e funcional.


Uma grande base absorve os desafios topográficos enquanto organiza acessos e circulações. Essa base é disposta como um elemento de suporte, denso e esculpido, que organiza os diversos usos adaptados à realidade topográfica e, além disso, estabelece relações com os espaços públicos externos (mercado Les Encants, praça Les Glories, etc.), abraçando o grande pátio interno e gerando um novo espaço equipado para a cidade.


As unidades habitacionais respondem a um modelo racional gerado por módulos de 3,00 x 3,00m e à otimização de superfícies em relação ao número de quartos, permitindo flexibilidade de ocupação para cada grupo de habitantes. Os cômodos tornam-se elementos mutáveis que podem crescer ou diminuir utilizando o espaço da fachada (galeria climática). A diversidade na posição das aberturas, varandas, pátios e espaços vazios em geral busca estabelecer continuidade espacial interna, gerando relações entre as habitações e melhorando o desempenho e a eficiência energética dos edifícios.
























