Edifício Vanguarda / IDEIA1

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de ExteriorEdifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de ExteriorEdifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de ExteriorEdifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, UrbanoEdifício Vanguarda / IDEIA1 - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: IDEIA1
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12522
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roberta Gewehr
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alusistem, GRAPHISOFT, Portinari, Sherwin-Williams
  • Coordenação: Luís Henrique Villanova, Paula Fontana
  • Equipe De Projeto: Sérgio Fidelis, Rafael Marques, Pedro Collares
  • Arquitetos Líderes: Cristina Martins, Gabriel Grandó, Camila Sanvitto
  • Design De Interiores: Bruta Arquitetura
  • Paisagismo: Bruta Arquitetura
  • Engenharia & Consultoria > Estrutural: Procalk
  • Engenharia & Consultoria > Elétrica: ArquiDR
  • Engenharia & Consultoria > Instalações: ArquiDR
  • Engenharia & Consultoria > Outros: Dias Gomes
  • Cidade: Pelotas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Parque Una, bairro planejado na cidade de Pelotas, o edifício Vanguarda foi concebido para integrar arquitetura, cultura e natureza. De uso comercial, o projeto se ancora na parceria com a tradicional livraria pelotense que dá nome ao empreendimento, trazendo uma identidade cultural marcante ao novo tecido urbano.

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr

Com volumetria simples, a edificação busca se alinhar à escala dos vizinhos, estabelecendo uma relação harmoniosa com o entorno. Pousado sobre uma base ativa voltada à rua, o corpo do edifício se organiza em três volumes sobrepostos de alturas decrescentes, configurando uma grande barra. A distinção entre os blocos é marcada por diferentes tratamentos de fachada e por negativos que reforçam a separação entre eles.

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr

Um dos gestos compositivos principais é o recuo do último volume, que se projeta para dentro do lote e conforma um amplo terraço voltado para o parque, além de marcar o coroamento do edifício. O programa foi pensado como um percurso cultural. No térreo, lojas comerciais se distribuem ao longo do passeio, sendo a principal delas a sede da Livraria Vanguarda. Ao lado do hall de acesso, a "Sala dos Escritores" funciona como lobby, espaço expositivo e memorial temático.

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Imagem 23 de 24
Axonométrica
Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Imagem 18 de 24
Planta - Pavimento térreo

Nos pavimentos superiores são distribuídas salas comerciais de 28 m² a 54 m². Do 4º ao 11º andar, organizam-se os dois primeiros blocos; entre eles, um pavimento intermediário abriga salas com varandas voltadas ao parque. No 12º andar, além de novas unidades, está localizado um espaço cultural com salas de reunião e um terraço-mirante. Já os 13º e 14º pavimentos retomam a lógica modular das salas comerciais, mantendo a flexibilidade e a repetição estrutural dos andares inferiores.

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr
Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr

A fachada foi resolvida de forma modular e racional, conferindo sobriedade à composição. A alternância entre cheios e vazios, associada à tonalidade escura das esquadrias e seus peitoris em negativo, cria ritmo e elegância, preservando a pureza volumétrica do conjunto. A base, com tratamento mais escuro, contrasta com o corpo claro do edifício.

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior
© Roberta Gewehr

A modulação das esquadrias foi concebida para permitir a junção das salas, favorecendo a flexibilidade do uso. Essa lógica é reforçada pelo posicionamento estratégico das prumadas de sanitários, agrupadas de duas em duas, otimizando o layout das unidades. O Vanguarda busca se afirmar como um símbolo de modernidade e funcionalidade no contexto urbano de Pelotas — um marco no processo de renovação do bairro e da cidade.

Edifício Vanguarda / IDEIA1 - Fotografia de Exterior, Urbano
© Roberta Gewehr

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Vanguarda / IDEIA1" 02 Ago 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1032617/edificio-vanguarda-ideia1> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.