
-
Arquitetos: estúdio mariane rios
- Área: 350 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Carolina Mossin
-
Fabricantes: Campestre, Ori

Descrição enviada pela equipe de projeto. O atelier de alta costura passou por uma intervenção arquitetônica emblemática de forma que o espaço físico se tornou um pilar fundamental na renovação da identidade visual da marca. A criação de um novo ambiente e nova fachada potencializou seus produtos, gerou um alcance de novos públicos e criou uma comunicação visual mais contemporânea e sofisticada.


A proposta para a fachada foi desenvolver volumetrias simétricas a partir de formas sólidas esculpidas em pedra natural. Os volumes translúcidos das vitrines inferiores são emoldurados pela pedra, e estas se unem pelo mesmo material de forma densa e plana encobrindo os pilares existentes ali. Esse desenho, que se torna um volume único entre cheios e vazios, segue o mesmo alinhamento com o portal de entrada.


O acesso principal foi deslocado para a lateral, rompendo com a configuração anterior — caracterizada por um acesso central limitado por quatro pilares. A nova entrada se dá por uma porta pivotante em muxarabi metálico presente em um dos volumes de pedra, ao atravessá-lo é revelado um espaço aberto, com iluminação natural provocada pelo efeito de luz e sombra vindo das pérgolas, além de um paisagismo que contrasta com a textura do muro e as tonalidades do travertino.

Além de apresentar um acesso privativo até a recepção o hall também possui um acesso de serviço camuflado por chapas metálicas pintadas no mesmo tom das paredes, garantindo continuidade visual. O banco em travertino também é desenhado como parte do projeto arquitetônico, funcionando como elemento delimitador do paisagismo e atendendo também como espera e descanso.

Na área interna os volumes em travertino romano bruto aparecem como um portal para alguns acessos, como é o caso da abertura para a escada, que leva ao piso superior dedicado especialmente as noivas. O mesmo material é trabalhado de diversas formas estabelecendo uma continuidade conceitual entre o exterior e o interior.

No lavabo o espelho é desenhado pelo estúdio especialmente para o projeto, criado a partir de sobreposições de chapas de inox escovado, a ideia foi remeter a criação personalizada que é feita individualmente a cada cliente do atelier.
























