
-
Arquitetos: STRX Architects
- Área: 8770 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jang Mi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cascadia está localizada nas montanhas de Hongcheon-gun, Coreia do Sul, oferecendo completo isolamento da cidade enquanto preserva a natureza como ela é. Cercada por camadas de montanhas e formações rochosas, Cascadia traz à vida todas as maravilhas da natureza como se fossem criadas pelos deuses—um reino desconhecido, totalmente afastado do mundo mortal. Essa visão cria o nosso conceito central: o "reino dos deuses." Assim, cada volume é cuidadosamente projetado para harmonizar com a topografia natural do local, seguindo perfeitamente os contornos do terreno montanhoso e integrando-se com as quedas d'água recém-introduzidas.


O clube adota uma abordagem de design que evita revelar qualquer forma arquitetônica artificial. Em vez disso, ele se conforma com o ambiente, adaptando-se às limitações inerentes do local. Escondido nas montanhas, nosso objetivo era reproduzir a sensação de entrar em um templo, aprimorada pelo design de um telhado inclinado que segue os contornos do terreno; a estrutura se funde perfeitamente ao seu entorno, sem interromper o fluxo da natureza.



Tradicionalmente, um clube de golfe é posicionado para oferecer uma vista panorâmica de todo o percurso. No entanto, em Cascadia, o desafio de expandir de 18 para 27 buracos, sem alterar os limites originais do local, significou que a área designada para o clube teve que ser reorganizada com o novo layout do percurso. Como resultado, o clube foi deslocado 500 metros para longe e 35 metros abaixo do percurso, tornando o caminho entre os dois um dos maiores desafios do projeto. Para resolver isso, abandonamos o layout horizontal convencional e adotamos uma configuração vertical que responde à íngreme inclinação do local. Ao fazer isso, a própria arquitetura conecta cada nível de forma natural.


À medida que os visitantes se movem por cada nível distinto e elaborado, eles seguem naturalmente em direção ao percurso. Essa disposição vertical não só transforma limitações espaciais em oportunidades de design, mas também resolve a separação física entre o clube e o percurso por meio de um fluxo e integração cuidadosos.



O mesmo cuidado foi dado à escolha dos materiais, selecionados para criar uma atmosfera tranquila e complementar o ambiente ao redor. Todos os materiais utilizados possuem cores neutras e tons terrosos para harmonizar com a natureza e permanecer discretos. Mármore artificial em tom marfim, travertino e aço corten envelhecido que retém um senso de tempo, enquanto acabamentos de gesso e terrazzo moldado no local definem a paleta de materiais do projeto. Esses elementos foram meticulosamente elaborados para preservar a continuidade espacial e aprimorar a experiência imersiva.





























