
-
Arquitetos: Stanley Office of Architecture
- Área: 1114 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Bryce Duffy
-
Fabricantes: Truline Truss, Vectorworks, Vicwest

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao sermos contratados para projetar um depósito para veículos recreativos, a diretriz do cliente era guiada pela economia — o edifício precisava gerar receita positiva com custos iniciais mínimos. Nossa resposta a esse briefing não foi sacrificar a qualidade, mas encontrar oportunidade na escassez. Reimaginamos a tipologia de "depósito" ao rejeitar a caixa banal revestida de metal, tão comum na América do Norte. Livres dessa restrição arquitetônica, nossa estrutura foi projetada para ser robusta e segura, mas ao mesmo tempo espaçosa e leve; envolvente através de acabamentos e detalhes esparsos; e enraizada na região por meio da honestidade dos materiais.

O edifício adota uma estrutura de pilares e vigas de madeira que sustenta um amplo telhado com treliças também de madeira. Esse telhado abriga 21 vagas de aluguel para armazenar veículos recreativos, barcos, vans e trailers. O edifício também contém um pequeno escritório administrativo, um banheiro e salas técnicas.



Em claro contraste com os depósitos convencionais, este edifício é aberto e arejado. Sem acabamentos internos, as treliças e os contraventamentos expostos articulam um ritmo estrutural regular. Painéis translúcidos de policarbonato protegem da chuva ao mesmo tempo que permitem a entrada de luz natural no interior. As vagas de estacionamento são protegidas por portões de malha de arame e divididas por paredes de cisalhamento independentes. O resultado é um invólucro claro e respirável.

Essencial para atender ao pedido do proprietário por “economia” é o compromisso com o uso de materiais de construção comuns, deixados à mostra e sem acabamento. Os materiais prontos para uso empregados neste depósito incluem treliças de madeira padrão, paredes de blocos de concreto e compensado, cercas de arame e revestimentos de policarbonato corrugado. Esses materiais duráveis e de fácil acesso reduzem os custos iniciais e as despesas de manutenção contínua do edifício. No fim, o Reframe trata de materiais de construção comuns e cotidianos, montados com detalhes brutos e honestos para elevar um programa humilde (e um orçamento modesto) através do design. É um estudo sobre como expressar a estrutura mais pragmática com senso de técnica, contexto e cuidado.
















