
-
Arquitetos: Javiera Muñoz Olave
- Área: 10 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Pablo Pacheco Valdés

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na extremidade do Parque Pumaitén, em Romeral, Chile, "Hito Entrelazos" se apresenta como uma peça arquitetônica de pequena escala, profundamente conectada ao contexto cultural e material do lugar. Pensado como um ponto de contemplação e introspecção, este marco convida a parar e olhar, a deixar-se envolver pela paisagem e ativar os sentidos.

O terreno onde a estrutura se insere atua como uma extensão visual da paisagem — uma moldura que a captura e a projeta, permitindo que o olhar se perca além dos limites físicos. Em um ambiente onde o aroma da vegetação, a textura da terra e a diversidade natural já se fazem intensamente presentes, a estrutura potencializa essa relação sensorial e emocional, ampliando a experiência do habitar.

Inspirado nas estruturas de vigilância agrícola tradicionais que são comuns em Romeral, o projeto se eleva 4,3 metros do solo e está revestido com varas de eucalipto, um material simples, mas muito simbólico, que faz parte da identidade construtiva local, sendo utilizado em fachadas, coberturas e cercas em Romeral.

Sua forma é deliberadamente estreita, pensada para que apenas uma pessoa possa habitá-la por vez, potencializando a introspecção e a contemplação, permitindo uma experiência íntima e pessoal. Não é apenas um mirante; é um espaço para sentir, para parar e observar desde outro lugar.

Este novo espaço habitado não obedece à lógica da permanência tradicional, mas se revela como uma experiência sensorial e temporal. Sua pele, profundamente enraizada no lugar, filtra a luz, desenha sombras em constante mutação e exala o aroma do eucalipto quando chove. Assim, a arquitetura não é apenas vista, ela é sentida, ouvida, cheirada e plenamente vivida em todos os sentidos.

O projeto entrelaça a cultura local, a paisagem e a experiência de quem o visita em uma estrutura simples, mas poderosa. Convida a prestar mais atenção aos sentidos e a se conectar melhor com a paisagem.





















