
-
Arquitetos: Estudio Base Arquitectos
- Área: 310 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcos Zegers

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa CO, localizada em Santo Domingo, Chile, surge da necessidade de um casal que deseja se estabelecer na costa em uma habitação versátil. O projeto buscou equilibrar o conforto para o uso diário de duas pessoas com a capacidade para acomodar confortavelmente dez ocupantes durante alguns períodos do ano, priorizando a flexibilidade funcional.

Um dos principais desafios foi o terreno: em um lote longo, estreito e praticamente plano, a tarefa era capturar as vistas para o mar apesar da distância da costa. A solução foi enterrar a casa em meio nível e anexá-la nas laterais, o que permitiu adicionar um andar. Essa estratégia aumentou o uso do espaço, protegeu os ambientes do vento costeiro e utilizou a altura máxima permitida no terreno, além de possibilitar a criação de pátios internos, cruciais para garantir a entrada de luz natural em todas as áreas e ambientes da casa.


Um elemento arquitetônico que se destaca no interior do projeto é a caixa de escada, que transcende sua função básica para se tornar uma "caixa de luz". Essa estrutura conecta visual e programaticamente todos os níveis, desde o estacionamento subterrâneo até o segundo andar, funcionando como um eixo articulador da residência.

O segundo nível se apresenta como um volume compacto, limpo e leve, que parece flutuar sobre a base de vidro e concreto do primeiro andar. Este nível se projeta para o exterior com uma grande janela que emoldura as vistas para o mar e seu entorno, tornando-as o foco principal do espaço.

A distribuição do programa se organiza em três níveis: o subterrâneo abriga os estacionamentos e ambientes de serviço; o primeiro andar é destinado às áreas comuns e conexão com o pátio, favorecendo a interação e o lazer; e o segundo andar é destinado exclusivamente ao quarto principal, oferecendo privacidade e as melhores vistas para o mar.

Quanto aos materiais, a Casa CO combina a solidez do concreto, utilizado no subsolo e no primeiro andar, com a leveza da estrutura metálica revestida em madeira do segundo andar. Essa escolha cria um contraste harmonioso e uma estética contemporânea em um ambiente muito tradicional. As amplas fachadas de vidro são uma característica distintiva, projetadas para maximizar a entrada de luz natural durante o dia. Ao cair da tarde, essas superfícies envidraçadas se transformam em verdadeiros espelhos, refletindo o ambiente natural e a vegetação circundante, integrando ainda mais a casa em sua paisagem costeira.






















