Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas

Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Interiores, ConcretoCasa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Imagem 3 de 12Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Interiores, IluminaçãoCasa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Imagem 5 de 12Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Mais Imagens+ 7

Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Exterior, Concreto
© Os Espacialistas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Esquiça é uma invocação ao nosso corpo. As suas paredes têm ouvidos, olhos, nariz, boca, tacto e muitos outros sentidos. Cada tábua que a constrói é um corpo com 9/10 o(ri)fícios. Brincar nela é uma profissão a tempo inteiro.

Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Interiores, Concreto
© Os Espacialistas

Cria laços e espantos. Constela buracos. Sopra e traduz formas misturadas de Ser-Humano. Esquissa passagens para as palavras entrarem e saírem alegremente, voarem de um lado para o outro e fazerem ninho no livro de areia que a rodeia. Nela apropriamo-nos cosmicamente do mundo como numa caverna. Só habita quem conversa. A Casa Esquiça é uma povoação inteira com órgãos de todos os géneros, reais e ficcionais.

Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Imagem 3 de 12
© Os Espacialistas

A partir de um conjunto de "esquiças" feitas à medida de cada um dos orifícios das tábuas-corpo que a constroem, Os Espacialistas perguntam o que pode uma casa através de um conjunto de medi(a)ções das intensidades reais e imaginárias, entre o corpo de quem a brinca e as tábuas-corpo esquissadas com as medidas anatómicas, de palmos, pés, braças, pernas, côvados, polegadas e varas.

Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© Os Espacialistas
Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Imagem 12 de 12
Axonométrica
Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Imagem 9 de 12
© Os Espacialistas

Esquiçar é furar, espreitar, desejar e desenhar o mundo. A esquiça é o volume cilíndrico que tapa o furo: o vazio negativo da forma da vida por onde se entornam os sentidos, a imaginação e o tempo em estado puro; o forâmen anatómico por onde passam os cabos dos músculos, dos vasos e dos nervos do nosso corpo de carne e osso. A esquiça é um pau, um cilindro, um carote, uma rolha, um batoque, um fio, um tubo, uma conduta, um dedo, um braço, uma perna, uma face, uma moeda. O positivo lúdico i-material deste espaço ficcional.

Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Os Espacialistas
Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Interiores, Madeira
© Os Espacialistas

A Casa Esquiça tem os olhos postos no céu. É um dispositivo poético de aproximação corporal que satisfaz o instinto humano de olhar poeticamente para o interior das coisas. Aí podemos olhar-nos através dela e descobrir a importância de religar, reler e reinventar o mundo continuamente. Somos seres de espreitar para dentro de tudo. A casa esquiça os segredos do mundo cilíndrico do futuro.

Com quantos corp_s se faz uma casa?

Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas - Fotografia de Interiores, Concreto
© Os Espacialistas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Esquiça (9/10) / Os Espacialistas" 28 Jun 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1031630/casa-esquica-9-10-os-espacialistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.