
-
Arquitetos: Mariana Orsi Arquitetura + Design
- Área: 128 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Felipe Araujo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Buscando conservar os elementos originais da residência, esse retrofit possibilitou um diálogo perfeito entre a proposta contemporânea e as raízes existentes, tanto da casa como da própria vila em si. Preservamos as estruturas originais e propusemos as demolições para maior integração e luminosidade dos espaços.



No pavimento térreo, destaca-se o piso de ladrilho hidráulico verde, proposto como substituição do antigo piso de madeira que estava condenado. O verde do piso se conecta visualmente ao verde dos brises muxarabis da fachada e de outros elementos elegidos na mesma paleta, remetendo a nossa brasilidade.

Em uma das laterais, um jardim foi proposto para um contato mais íntimo com a natureza, visto de vários ângulos dos ambientes como cozinha, lavanderia e living. Preservamos e restauramos também a escada com pisadas em madeira, que era pouco valorizada, antes encoberta por gesso na saliência com o living. A proposta foi descobri-la e deixa-la aparente, ressaltando as origens do projeto.

Para o pavimento superior, também demolimos algumas paredes para ampliação dos quartos. Os pisos em taco de madeira foram recuperados e mantidos. A maior intervenção acontece nos banheiros, com a troca de revestimentos trazendo as tradicionais pastilhas brancas nas paredes, que se harmonizam com o ladrilho verde no piso.

A reforma da Casa da Vila foi proposta para resgatar e respeitar o aspecto de vila existente, residencial e feita de casas geminadas, dialogando com novos conceitos, contemporâneos e de acordo com as necessidades de seus novos moradores.

















