
-
Arquitetos: Matías de los Campos Nin Arquitecto
- Área: 114 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcos Guiponi

Descrição enviada pela equipe de projeto. pRoA, um prisma de 12x12x3 metros, está localizado entre Playa Verde e Playa Hermosa, em Maldonado, Uruguai.


A casa eleva-se sutilmente sobre o nível do solo, e uma rampa define de maneira intuitiva o acesso pedonal. Ao entrar no prisma, o projeto propõe dois percursos: acessar diretamente a habitação ou continuar em direção ao pátio aberto, que leva à área da churrasqueira. Na parte posterior, uma meia circunferência reconecta-se com o interior, gerando um circuito contínuo.

Dentro do prisma, são inseridos três espaços externos, cada um com um propósito específico: o acesso, que recebe o pedestre e também pode ser utilizado como garagem coberta; o pátio central aberto, vinculado diretamente à cozinha-sala de jantar, que contém um círculo vegetal o qual filtra as vistas em direção à empena; e a área da churrasqueira coberta que, devido às suas dimensões e orientação, oferece sombra durante o verão.

Internamente, o projeto se organiza em três faixas funcionais: dormitórios, serviços e área social. A concentração do programa tem como objetivo reduzir ao mínimo indispensável as circulações. Desta forma, apenas 4,5m2 dos 80m2 interiores são utilizados como distribuição para serviços e dormitórios.

Os elementos verticais da estrutura são compostos por pilares de concreto e pilares metálicos. Os primeiros (com maior seção) são posicionados estrategicamente para definir o prisma, revestidos com tijolo. Os segundos (com menor seção) são utilizados para definir o centro da meia circunferência e emoldurar o pátio aberto.

O revestimento exterior reforça a pureza do volume com o uso de plaquetas sem junta — equivalentes a ¼ de tijolo de campo — cuidadosamente dispostas para criar uma textura homogênea. O mesmo material, em seu formato tradicional, é utilizado nos pavimentos externos, garantindo continuidade visual e materialidade coesa ao conjunto.

pRoA é a síntese de uma história familiar onde o encontro é o eixo fundamental.
