
-
Arquitetos: Ignacio Ferreira, LOTE STUDIO
- Área: 570 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Antonia Mardones Nally
-
Fabricantes: European Windows, MK, Madera laminada, Milesi, Topwood, WoodArch

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no setor de Punta Hueso na costa chilena, região de Coquimbo. O lugar se caracteriza por ter uma vegetação endêmica abundante frente a uma borda costeira de altos rochedos. O projeto foi pensado considerando os componentes geográficos, como os movimentos de taludes e o vínculo com o exterior. Para isso, propôs-se um teto curvo que dialoga com a inclinação da colina, gerando uma nova espacialidade. Ao mesmo tempo, trabalhou-se com uma proposta de corredores perimetrais em três níveis que permitem uma conexão com a flora local.

Decidiu-se expor ao máximo a estrutura principal da casa, gerando uma trama densa que destaca seu movimento, principalmente composta por vigas laminadas de madeira apoiadas em pilares de 6"x6", conferindo textura e ritmo dinâmico às suas fachadas.


O projeto se desenvolve em um único bloco, o qual tem suas duas fachadas principais com orientação leste-oeste. A disposição programática parte de duas premissas básicas: por um lado, abrir as vistas para a orientação oeste, privilegiando a paisagem que o oceano pacífico proporciona; e por outro, um eixo central de circulação que estrutura e articula os três setores principais da casa, que se desenvolvem nos três níveis mencionados.



O primeiro setor, o social, localizado na cota mais alta do terreno, é formado pela sala de estar e jantar, ao qual se acessa através de um pequeno hall disposto sobre a fachada com orientação leste. O espaço se encontra em relação direta com a cozinha por meio de uma grande porta de correr a qual permite regular o vínculo através de sua abertura.


A sala de jantar, por sua vez, é o espaço que articula o vínculo entre o interior da residência e a churrasqueira exterior, gerando uma continuidade espacial e visual. É um espaço semiaberto pensado para reuniões informais e eventos familiares ao ar livre.


O teto, como elemento principal, cresce em altura em direção a esse espaço exterior, concentrando todas as atividades sociais da residência.

Neste setor, também está localizada a zona de serviços, composta por um dormitório com seu respectivo banheiro, lavanderia e pátio de serviços conectados ao corredor perimetral, o que facilita a circulação no exterior da casa sem interferir nas tarefas da área social.

O segundo setor, o privado, se desenvolve na cota intermediária do projeto e sobre a ala sul do bloco, garantindo privacidade e conforto, onde estão dispostos dois dormitórios secundários mais um dormitório para hóspedes, todos com seus respectivos banheiros; e uma sala de jogos pensada como área de entretenimento familiar.

No terceiro e último setor, ao finalizar o percurso pelo eixo de circulação, encontra-se o dormitório principal, que inclui um escritório privado, banheiro e closet, garantindo total independência aos usuários. Este setor foi projetado na cota mais baixa do terreno.

Além disso, inclui-se um depósito complementar, conectado ao acesso principal da casa e um banheiro exterior, ambos espaços acessíveis a partir do corredor perimetral.
