
-
Arquitetos: Estudio Radillo Alba
- Área: 350 m²
-
Fotografias:Rodrigo Calzada / Albers Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto residencial situado em um loteamento nos arredores da cidade. O terreno, de 1400 m2 e localizado em esquina, está flanqueado por casuarinas e jacarandás.

Sobre o local estão posicionadas duas casas, uma construída nos anos 70 e outra posterior a 2000. O projeto consistiu em intervir em ambos os volumes, adicionando terraços e jardins, reconfigurando as áreas internas, e dotando ambas as residências de elementos como captação de água da chuva, ventilação cruzada, painéis solares e iluminação LED.


Os jardins projetados circundam a área, integrando a vegetação existente e minimizando — com sua altura — as vistas cruzadas para o interior de ambas as casas. Estruturalmente, a casa é construída com paredes autoportantes e um telhado de duas águas. A metade deste telhado direciona a água da chuva por suas telhas para o subsolo. A outra metade retém a água com novos beirais, que posteriormente é direcionada para uma cisterna de captação.


Visualmente, as paredes se apoiam sobre uma base de pedra vulcânica (abundante na região) e são coroadas com vigas de concreto. Pequenas marquises ancoradas nas fachadas controlam a incidência solar do interior e, por meio de calhas, ajudam a encaminhar a água do telhado para as cisternas.

Os volumes, intercalados entre si, dão lugar a jardins, acessos, estacionamentos e terraços. Os terraços, que se desdobram do interior, fazem a conexão entre o jardim e a casa, criando extensões abertas da sala de jantar, banheiros e quartos.
