
-
Arquitetos: Atelier tho.A
- Área: 500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Quang Dam & Tiến

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório do atelier tho.A é um projeto de renovação de uma antiga instalação de cultivo de camarões construída em 2015. Ao avaliar as condições existentes, a equipe de design constatou que a fundação e o telhado de estrutura de aço com telhas onduladas ainda estavam estruturalmente sólidos e não necessitavam de demolição. A abordagem escolhida foi manter a antiga estrutura enquanto “enxertava” uma nova dentro dela, permitindo a criação de um espaço de trabalho multifuncional.




Árvores foram introduzidas no edifício, com seu crescimento assegurado pela ampliação das áreas de claraboia e pela abertura total do telhado em pontos estratégicos. Cercado por vegetação, o projeto se torna um oásis escondido aninhado dentro da antiga garagem, formando espaços intermediários para estacionamento, esportes, eventos, refeições e mais.





Ao criar um espaço entre os dois sistemas de telhado, a circulação de ar natural é possibilitada, reduzindo efetivamente a temperatura do edifício, especialmente durante o calor do meio-dia. Esse espaço de buffer é formado não apenas em planta, mas também em seção, permitindo que os funcionários se conectem visualmente com a vegetação ao redor. A luz solar filtra através das aberturas no telhado de telhas onduladas, suavizada pela chapa de metal que atua como um difusor, amainando o brilho tropical intenso.





A maioria dos materiais utilizados neste “oásis” são de baixo custo e comumente encontrados no mercado da construção. No entanto, a equipe de design enfatizou o artesanato para trazer acabamentos novos e inesperados. Tijolos quebrados são polidos usando técnicas semelhantes ao terrazzo para acentuar os pisos. Paredes de gesso com persianas, moldadas pelo cuidado de trabalhadores qualificados, criam efeitos poéticos de luz. Detalhes sob medida — maçanetas, armários embutidos, móveis — são adaptados a cada espaço de trabalho criativo.

Uma nova arquitetura nasce dentro da casca do antigo, não apenas atendendo às demandas funcionais de um escritório, mas tornando-se algo mais: um oásis verdejante e iluminado onde se pode se dedicar plenamente ao trabalho criativo.