Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Fotografia de Interiores, MadeiraObra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 3 de 22Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 4 de 22Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 5 de 22Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: INSITU oficina de Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
  • Arquiteto Responsável: César Tarazona
  • Engenharia E Consultoria Civil: Christian Asmat
  • Engenharia E Consultoria Estrutural: Grupo Centro Tierra
  • Construção Geral: INSITU oficina de Arquitectura
  • Cidade: Pueblo Libre
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 5 de 22

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Peru, 93% das construções são autoproduzidas (Espinoza, 2022), sendo realizadas de maneira progressiva, em períodos prolongados de execução e espera. Nesse contexto, a arquitetura é quase sempre cara demais, lenta demais, ainda mais quando se trata da recuperação de um saber construtivo não convencional, onde a acessibilidade adequada a mão de obra especializada representa altos custos devido ao limitado acesso ao conhecimento técnico.

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 3 de 22
Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 19 de 22

Nessa direção, a “obra habitada em Huayruro” é um projeto que se insere nas lógicas da autoconstrução planejada, assistida e progressiva, enfrentando limitações culturais-construtivas, econômicas e burocráticas dos processos de obra ao longo do tempo. O projeto levanta a questão sobre em que momento a arquitetura deve agregar valor para ser vivida, entendida e expressa: será que é quando está concluída com todas suas aspirações, interesses e detalhes? Ou quando se habita enquanto se constrói? Ou ainda quando se reformula, se adapta e se transforma em condições específicas?

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Iluminação, Prateleira, Viga, Vidro, Cadeira
© Eleazar Cuadros
Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 15 de 22

Este projeto é pensado e materializado desde aproximadamente 3 anos atrás, sendo construído e habitado em paralelo, atravessando períodos prolongados de pausa e aprendizado. Tornando-se uma oficina de marcenaria e arquitetura enquanto se constrói, ao mesmo tempo em que se transforma em uma habitação temporária para, de maneira “definitiva”, se instalar como uma habitação-estúdio; continuando sua construção ao longo do tempo até os dias atuais. Ou seja, trata-se de um projeto que se manifesta em seus processos mais do que em seus resultados.

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada, Iluminação, Viga, Prateleira, Corrimão
© Eleazar Cuadros

Em um lote de 4m de largura e 21m de profundidade, propõe-se uma estrutura em madeira Huayruro (Ormosia Coccinea) com uma altura livre de 4m e seção transversal contínua, cuja única espessura de 2" permitiu sua construção, modificação e aprendizado durante o processo de obra.

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 17 de 22

Um projeto estável em sua estrutura e instável em seu interior, produto de sua planta livre que permite a transformação e adaptação ao longo do tempo. Seu sistema de pátios e janelas altas favorece a ventilação cruzada, assim como a iluminação natural.

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© César Tarazona

O resultado técnico construtivo da habilitação e instalação da estrutura de madeira é o resultado do esforço máximo de duas pessoas e uma caixa de ferramentas limitada. Os detalhes-encontros, uniões mecânicas e sistemas construtivos utilizados são frutos dessa decisão.

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 21 de 22

A peça de arquitetura resultante pretende falar de sustentabilidade, liberdade, flexibilidade e resiliência, através da incorporação da cultura construtiva-espacial “não convencional” de seu entorno urbano, para se tornar parte do processo de regeneração da zona monumental de Pueblo Libre.

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Mesa, Prateleira, Cadeira, Vidro
© Eleazar Cuadros

Através de um processo contínuo, não convencional, de teste, erro, pausa, melhoria e novo teste, o projeto promove um aprendizado transversal, transformando o erro em ferramenta e parte indissolúvel do processo projetual.

Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura - Imagem 22 de 22

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura" [Obra Habitada en Huayruro / INSITU oficina de arquitectura] 03 Jul 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1031577/obra-habitada-em-huayruro-insitu-oficina-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.