Casa Müller / VOID Studio

Casa Müller / VOID Studio - Imagem 2 de 14Casa Müller / VOID Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, MadeiraCasa Müller / VOID Studio - Imagem 4 de 14Casa Müller / VOID Studio - Fotografia de Exterior, Cadeira, PátioCasa Müller / VOID Studio - Mais Imagens+ 9

Chihuahua, México
  • Arquitetos: VOID Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografías:Cesar Belio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Interceramic, Kimikolor, Tecnolite
  • Categoria: Casas
  • Arquitetos Responsáveis: Luisa Fernanda Rodriguez Uranga, Joel A Martinez Valdez
  • Construção: ARQMAINS
  • Cidade: Chihuahua
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Müller / VOID Studio - Imagem 9 de 14
© Cesar Belio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída no início do século XX pelo casal Müller Stellmann, esta casa guarda mais de cem anos de história. Após a morte de suas últimas herdeiras, seus cômodos permaneceram intocados, como se aguardassem o retorno de quem nunca voltaria. Com o passar do tempo e o abandono, seu esplendor se apagou: tetos desabaram, janelas foram vandalizadas e a queda de um muro resultou em saques e problemas sociais.

Casa Müller / VOID Studio - Imagem 10 de 14
© Cesar Belio

Localizada na esquina da Rua 4ª com José Esteban Coronado, a uma quadra da Quinta Gameros e em linha reta com a Catedral Metropolitana, seu valor é não apenas arquitetônico, mas também urbano. Reconhecendo essa relevância, o proprietário convidou o escritório Void Studio com a missão de reabilitar o imóvel e gerar um impacto positivo na região. O estúdio propôs um projeto que respeita e adapta a estrutura original para abrigar três espaços independentes: escritórios, padaria e um salão para degustações de Sotol.

Casa Müller / VOID Studio - Fotografia de Interiores, Arco
© Cesar Belio

Um dos pátios originais foi preservado e serviu de eixo para a nova distribuição. A vista da rua é parcialmente velada por uma escada branca de traço escultórico, marca registrada do Void, que leva a um terraço com vista para as cúpulas ao redor. Acessos e instalações foram redefinidos para atender às novas funções.

Casa Müller / VOID Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Cesar Belio

Durante a obra, vieram à tona diferentes fases construtivas: paredes de adobe do período minerador, um volume octogonal com traços franceses e arcos e serralheria decorativa dos anos 1940. Na padaria, foram restaurados o papel de parede original, janelas e o piso em xadrez desenhado por Enrique Müller. Também foram mantidos trechos de tijolos aparentes e marcas dos antigos forros de tecido. Embora os tetos originais não tenham sido preservados, utilizou-se forro leve respeitando o sistema de vigas. As paredes de adobe foram seladas ou cobertas com placas de gesso acartonado (Tablaroca).

Casa Müller / VOID Studio - Imagem 2 de 14
© Cesar Belio

No escritório, uma segunda pele de parede se interrompe antes do teto, destacada por uma linha de luz que revela texturas antigas. O espaço para catas, de construção nova, assume caráter distinto: cobertura leve e três faces envidraçadas com estrutura metálica voltadas para os muros antigos.

Casa Müller / VOID Studio - Fotografia de Interiores, Iluminação, Cadeira
© Cesar Belio

Os acabamentos harmonizam com os elementos existentes: reboco Kimiplaster em tons neutros, pisos de mármore travertino nos interiores, pedra natural e fragmentos de cantaria reaproveitada nas áreas externas. Na fachada e no pátio, o branco foi escolhido por seu valor tradicional e por ajudar a refletir a luz, reduzindo o calor.

Casa Müller / VOID Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Iluminação, Mesa, Cadeira, Vidro
© Cesar Belio

A iluminação reforça a narrativa: faixas de luz indireta nos interiores, luzes embutidas no solo nos exteriores. Uma luminária artesanal de Oaxaca se destaca no espaço de catas, evocando a paisagem desértica.

Casa Müller / VOID Studio - Imagem 4 de 14
© Cesar Belio

Casa Müller não foi apenas restaurada, mas ressignificada. Seus novos usos reativam o centro histórico e promovem a apropriação cidadã. A padaria e o salão de eventos aproximam a comunidade e servem de exemplo para que outros proprietários redescubram o valor de seus imóveis e impulsionem a regeneração urbana de Chihuahua.

Casa Müller / VOID Studio - Fotografia de Exterior, Cadeira, Pátio
© Cesar Belio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Müller / VOID Studio" [Casa Müller / VOID Studio] 08 Ago 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1031539/casa-muller-void-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.