
-
Arquitetos: mnmt
- Área: 78 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Roger Sandberg
-
Fabricantes: Alpes Inox, CE.SI. Ceramica, Fornace Brioni, Höganäs, Kvadrat, Matteo Brioni, Zazzeri

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um edifício histórico em Gotemburgo, a reforma deste apartamento combina a arquitetura residencial do início do século XX com o design contemporâneo. O projeto busca um equilíbrio entre permanência e adaptabilidade, criando um ambiente que é tanto sólido quanto aberto a mudanças.



A intervenção principal envolve a realocação do quarto para o lado mais tranquilo do pátio, proporcionando um refúgio privado. A antiga sala de estar foi transformada em uma cozinha clara e aberta que se conecta à área de estar adjacente, criando uma zona social espaçosa.


O projeto entrelaça elementos preservados do edifício original com novos, resultando em uma paleta de materiais mínima e tátil. Azulejos terracota formam uma base durável que unifica o apartamento e conecta seus diversos cômodos. Intervenções arquitetônicas fixas adicionais formam um pano de fundo calmo e durável: superfícies azulejadas, móveis de madeira feitos sob medida e paredes rebocadas de argila moldam o espaço. Contra isso, elementos móveis e flexíveis, como carrinhos com estrutura de aço, de madeira e cortinas, oferecem informalidade e abertura para mudanças. Toques industriais ressaltam o foco do projeto em soluções de baixo custo e reconfiguráveis.

No seu cerne, o design cria uma variedade de possibilidades de habitação ao longo do tempo. Unidades de armazenamento móveis, prateleiras abertas e divisórias de cortina incentivam os residentes a interagir com o espaço conforme necessário, seja para trabalho ou encontros sociais. Esta renovação é uma reinterpretação, não uma restauração. É uma conversa lúdica entre passado e presente, estrutura e espontaneidade. Em vez de impor uma nova identidade, o projeto realça o caráter original do apartamento, estendendo-o para um contexto contemporâneo.




















