
-
Arquitetos: Anastasia Arquitetos
- Área: 450 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jomar Bragança
-
Fabricantes: Alumig, Bellar Acabamentos, Bonatto acabamentos, Indusparquet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência implantada em campo rupestre de altitude, com proposta de integração máxima à paisagem e mínima interferência no terreno. O programa distribui-se em três blocos independentes — serviço, social e íntimo — conectados por jardins e articulados de forma a se adequar às curvas de nível existentes.

Os eixos de implantação organizam os espaços externos, criando áreas com diferentes graus de privacidade e valorizando as visadas para o Vale. A escada externa conecta o nível térreo à cobertura, que recebe tratamento paisagístico específico para mimetizar o entorno e configurar um espaço elevado de contemplação.



No limite posterior do terreno, uma pequena contenção foi executada com as pedras deslocadas durante a terraplanagem da rampa de acesso, reforçando a estratégia de redução de impacto ambiental.

A implantação privilegia a orientação solar ideal para conforto térmico, eliminando a necessidade de climatização artificial. A residência é autossuficiente em energia, com placas fotovoltaicas instaladas nas coberturas dos blocos de serviço e íntimo, enquanto o bloco social recebe o tratamento paisagístico e acesso principal.
