
-
Arquitetos: Max Dudler
- Área: 26500 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. As duas torres são o elemento central do bairro residencial e comercial Aere, em desenvolvimento no antigo distrito industrial de Stöcklin, localizado entre Reinach e Aesch, ao sul de Basileia. Com cerca de 40 metros de altura, os volumes das torres se destacam pelas varandas contínuas que envolvem cada pavimento acima de um térreo recuado. Esse cinturão de varandas combina o estilo urbano de morar em edifícios altos com qualidades típicas de uma casa familiar com jardim amplo.



A composição tectônica se completa externamente por um manto de colunas robustas com cornijas integradas aos forros monolíticos. Por trás delas, a fachada interna forma uma segunda pele, que ganha maior liberdade ao avançar e recuar para criar uma planta eficiente. Essa zona serpenteante de varandas dinamiza a relação entre interior e exterior, funcionando como filtro e como camada de espaço flexível.


Os halls de entrada da Torre 2 criam uma zona de acolhimento e estabelecem a transição entre o espaço público externo e o jardim central — que atua como um núcleo aberto para o novo bairro, ainda que protegido,.


















