

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta casa em um condomínio fechado no interior de São Paulo partiu das premissas do aproveitamento das visuais do terreno para a vegetação exuberante do entorno e da integração entre a construção e a área externa do lote.





A construção é composta de dois volumes principais: o volume térreo, bastante envidraçado, contempla toda a parte social do programa – salas, home theather, adega, cozinha, áreas de serviço e gargem – já o superior, abriga as suítes dos moradores. Se o volume do térreo está disposto longitudinalmente no terreno, o volume superior se apoia sobre esse na orientação transversal, de modo a criar uma grande varanda e espaço gourmet sob si bastante conectados com a sala, solário e piscina. Esta disposição de blocos sobrepostos cria ainda um terraço descoberto sobre a sala e privativo dos quartos.


Para reforçar o partido de blocos sobrepostos, os fechamentos são bastante distintos entre eles. Se o bloco das áreas comuns é basicamente transparente, fechado por vidro quase em sua totalidade, o volume superior é marcado pelos grandes painéis de madeira ripada, que reveste todo este paralelepípedo através de panos fixos e portas do tipo camarão.


Devido à razoável inclinação do terreno, a casa foi implantada no seu ponto médio, garantindo certa privacidade para os moradores e permitindo boas visuais para entorno. A piscina, disposta na parte frontal do lote, aproveita de toda esta vista e avança por sob a casa, fazendo com que a sala flutue sobre seu espelho d'água.

O projeto de interiores, também realizado pela FGMF, buscou se integrar totalmente à arquitetura da edificação, além de trazer as ideias de acolhimento e aconchego para todos os ambientes desta construção bastante transparente.
