
-
Arquitetos: More&Co
- Área: 240 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pancho Gallardo
-
Fabricantes: Kitchen for Life, Ytong

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se dispersa pelo terreno, fundindo-se com o bosque de azinheiras que a acolhe, contornando e integrando as árvores existentes e adaptando-se com naturalidade ao suave desnível da topografia. É composta por três volumes principais que fragmentam o programa, organizados em um único pavimento, conectados por passagens de transição que se desfazem visualmente por meio de fechamentos transparentes, dando protagonismo à paisagem. Os três volumes, cobertos com telhados de duas águas (como exige a normativa local), evocam pequenas casas que se infiltram gradualmente no terreno em busca de maior privacidade entre a vegetação mais densa. Cada espaço interior está vinculado ao seu correspondente exterior, ampliando a casa e moldando-se ao entorno para permitir todas as perspectivas possíveis.


O primeiro volume, o maior, reúne os ambientes sociais mais abertos a visitantes. Sala de estar, sala de jantar e cozinha se voltam diretamente para a fachada sul, onde há a maior clareira do terreno, aproveitando ao máximo a luz natural. Os dois volumes seguintes abrigam os dormitórios, cada um posicionado entre as árvores, de forma independente, respeitando a privacidade dos demais. O leve desvio entre os volumes cria um pátio central, que por sua vez se estende entre as árvores, dissolvendo-se no horizonte.


A arquitetura responde ao terreno por meio de uma seção escalonada que resolve suavemente o leve desnível ao longo da planta. Essa adaptação minimiza os movimentos de terra e contribui para a baixa altura da edificação, resultando em um impacto visual discreto e uma inserção respeitosa na paisagem florestal.

A orientação e disposição dos volumes permitem o aproveitamento da luz natural e da sombra das árvores durante o verão, reduzindo a carga térmica e acompanhando o movimento solar ao longo do dia e das estações. Isso cria atmosferas internas mutáveis e estimula uma relação mais sensível e emocional com o entorno.

A estrutura em blocos de concreto celular oferece alto desempenho em isolamento térmico e acústico, além de grande resistência ao fogo. A envolvente térmica se completa com esquadrias de alumínio com ruptura de ponte térmica e ventilação mecânica com recuperação de calor. A climatização é feita por piso radiante para aquecimento e resfriamento, alimentado por sistema de aerotermia. A atenção ao consumo consciente permeia todas as etapas do projeto, desde a escolha de materiais até a iluminação em LED sutil, sem gerar poluição luminosa. Foram priorizadas soluções locais, como telhas cerâmicas tradicionais na cobertura e revestimentos minerais em tons ocres suaves nas fachadas, que contribuem para evitar o superaquecimento por radiação solar.

Em sintonia com os princípios do projeto, foi concebida uma cozinha do sistema “KITCHEN FOR LIFE”. Trata-se de uma estrutura metálica leve, composta por perfis de aço sobre os quais se fixam portas ou gavetas, eliminando os tradicionais módulos de aglomerado para reduzir o uso de materiais. Baseada na economia circular, privilegia materiais sustentáveis e livres de substâncias tóxicas, com alta durabilidade e capacidade de adaptação ao longo do tempo. É uma cozinha fácil de limpar, desmontar e transportar — feita para ser vivida.
