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Arquitetos: Architectural Bureau G.Natkevicius & Partners
- Área: 3009 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Lukas Mykolaitis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, localizado na pitoresca parte central de Kaunas, Lituânia, é um importante local industrial e abrigou uma das maiores e mais significativas gráficas do país, a "Spindulys", que funcionou de 1928 a 2009. Embora a gráfica, construída de acordo com um design típico industrial entre guerras, não fosse considerada uma estrutura arquitetonicamente valiosa, era muito mais do que apenas um objeto industrial. É uma parte cultural, econômica e historicamente significativa da cidade de Kaunas – foi aqui que publicações particularmente importantes da época foram impressas, e até mesmo as moedas da República Lituana foram cunhadas aqui (incluindo as séries de 1925, 1936 e 1938).



Igualmente importante é o fato de que Kaunas, como uma antiga cidade industrial, tem seu caráter único, e os edifícios preservados, ou seus fragmentos, contribuem para a preservação dessa identidade. Portanto, considerando o contexto histórico e o potencial do edifício, decidiu-se não demolir, mas revitalizá-lo, atualizando o exterior e adaptando a disposição interna para novos propósitos, enquanto se preservava o volume do edifício e sua característica estrutura industrial.

O objetivo da revitalização foi adaptá-lo às necessidades de uma escola contemporânea e não convencional, sem perder o caráter do prédio: criar espaços funcionais e eficazes para diferentes atividades, facilmente modificáveis, e criar uma atmosfera dinâmica, democrática e livre dentro da escola. Esta é uma escola onde os filhos dos diretores os chamam pelo nome e onde não há sala do diretor ou sino chamando para as aulas. É uma estrutura espacial clara, onde há salas silenciosas, voltadas para a concentração, mas os espaços predominantes incentivam a inspiração, a criatividade e as atividades comunitárias nas zonas de encontro. O edifício é um lugar onde quase todo espaço é utilizado para mais de uma função e nunca fica vazio: o anfiteatro pode ser usado para aprender, brincar, se apresentar e comer, o saguão é um espaço para leitura, atividades criativas, encontros com pais ou até mesmo dança.




Esta escola pretende ser mais do que apenas um lugar onde as aulas acontecem – ela se esforça para ser um espaço vibrante e agitado onde alunos, professores, pais e até mesmo moradores locais se encontram. Portanto, o primeiro andar foi aberto ao público – espaços comunitários, ginásios e anfiteatros são usados não apenas para o ensino, mas também para eventos, feiras, seminários e apresentações. Todas essas decisões refletem um desejo compartilhado de criar um edifício que não esteja isolado da cidade, mas que se integre ao ambiente, para que viva em ritmo com a cidade e seu povo. As dimensões, o volume e a forma não foram alterados. As fachadas do edifício renovado foram finalizadas com chapas de aço galvanizado lisas, que geram um caráter industrial. Cada chapa é única, diferenciando-se em padrão e reagindo ao ambiente e às estações com reflexos, criando um efeito visual vivo e dinâmico com pinceladas de luz e sombras. Para enfatizar o caráter industrial herdado, acabamentos em chapa galvanizada também foram refletidos nos elementos interiores e nos anfiteatros internos – esses detalhes criam uma experiência estética diferente e ampliam a filosofia da escola de que as crianças gostam de crescer cercadas por materiais reais.

Este trabalho é tanto uma visão arquitetônica quanto pedagógica, onde a escola não é apenas um espaço para aprendizado, mas também um espaço para liberdade criativa, inspirando as crianças tanto para a realização acadêmica quanto para o desenvolvimento pessoal. Com isso, o edifício se tornou um elemento chave recém-revitalizado no tecido urbano da cidade, conectando o passado ao presente e criando um espaço único onde professores, crianças, pais e o público podem aprender e crescer juntos.
