Escola na Cidade da Ciência de Guangming / Atelier Global

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  • Arquitetos: Atelier Global
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  102
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Right Angle Image
  • Categoria: Escola Primária
  • Arquitetos Responsáveis: Frankie Lui, Larry Tsoi
  • Conceito De Projeto: Yu Xianwei, Peng Kemi, Cai Junyan, Zhang Huaiyu, Huang Liyun, Yu Congcheng
  • Projeto Arquitetônico: Yu Xianwei, Zhang Huaiyu, Li Yiqiao, Zhang Xi, Chen Yuheng, Luo Junwen, Li Ling
  • Design De Interiores: Cai Chao, Guo Rufeng
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
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Escola na Cidade da Ciência de Guangming / Atelier Global - Imagem 2 de 51
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Um "Oásis do Conhecimento" Repleto de Vitalidade — Escola Secundária de Shenzhen por Atelier Global. No design holístico dessa escola, priorizamos a experiência do aluno, imaginando uma floresta urbana transformada em um vibrante "Oásis do Conhecimento"—um campus internacional orientado para o futuro que reflete ecologia, humanidade e inovação através de terraços sobrepostos. Guiado por princípios de design sustentável e humano, o layout do campus promove a conscientização ambiental, comunicação e interação, cultivando talentos enquanto proporciona um espaço sustentável para o futuro da educação.

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01. Modelo Organizacional de Campus Inovador. Aproveitando a geometria única do terreno triangular, o campus adota uma estratégia de desenvolvimento tridimensional, alcançando tanto eficiência funcional quanto harmonia ambiental em seu layout geral. O quarteirão acadêmico está situado ao longo da borda oeste, adjacente à via arterial da cidade. Essa localização não só oferece ao corpo docente e aos alunos vistas panorâmicas do curso d'água natural, mas também emprega distâncias de recuo generosas para criar um buffer acústico contra o ruído urbano. O complexo esportivo se eleva proeminentemente no setor nordeste à altura da cobertura para os veículos. Essa posição inovadora garante linhas de visão desobstruídas e otimiza a experiência do usuário para atividades ao ar livre. As residências do corpo docente, relativamente independentes, estão localizadas na extremidade sul do terreno. Esse layout alcança uma relação organizacional que separa e conecta a área de habitação com o quarteirão acadêmico. Além disso, um sistema de entrada dupla com segregação de pedestres e veículos foi implementado para minimizar a interferência no tráfego urbano.

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Conceito
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02. Eixo Central de Ensino Vibrante. O desenho do nosso campus apoia a evolução da pedagogia ao reconhecer que o engajamento dos alunos se estende além das paredes da sala de aula. Através de uma abordagem em múltiplas plataformas, criamos uma rede tridimensional de espaços centrados em torno do eixo de ensino. Essa estrutura acomoda diversas necessidades dos alunos em diferentes andares e áreas funcionais. O design incentiva ativamente que o ensino se estenda além das salas de aula tradicionais, convidando os alunos a se engajar mais profundamente com o ambiente do campus. Isso promove experiências educacionais diversas, trocas culturais e exploração intelectual criando, em última análise, um vibrante centro imbuído de vitalidade cultural—um que desperta criatividade e interação entre os alunos.

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03. Pátio Comunitário Plural e Entrelaçado. Distante de desenhos convencionais que apenas empilham espaços de único propósito, adotamos um layout de pátio semifechado dentro dos clusters acadêmicos. Conectada por um eixo central de ensino, essa abordagem gera um espaço público, facilitando várias formas de interação. O piso elevado efetivamente reduz a densidade do edifício, não apenas melhorando a iluminação natural e a ventilação, mas também criando um campus aberto, livre e exploratório que fomenta a aprendizagem e a interação.

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04. Ecossistema Natural Tridimensional. O campus se desdobra harmoniosamente com o terreno, integrando espaços verdes multidimensionais e em camadas—incluindo percursos ecológicos no nível do solo, corredores verdes elevados ao longo do eixo central de ensino e jardins nas coberturas —para formar um sistema verdadeiramente único. Esse sistema de paisagismo vertical em múltiplas camadas cria um ambiente imersivo onde alunos e professores se envolvem inconscientemente com a natureza, promovendo uma atmosfera educacional conectada com o mundo natural.

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05. Continuidade da Arquitetura Vernacular. A fachada voltada para a rua apresenta curvas horizontais em múltiplas camadas como elementos dominantes, criando formas suaves e graciosas que dialogam com o contexto urbano. A parte inferior herda a arquitetura vernacular da Escola Secundária de Shenzhen, empregando tijolos vermelhos que conferem à fachada um caráter acadêmico, estabelecendo uma atmosfera escolar digna e culturalmente rica.

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Epilogo. A Escola representa uma exploração inovadora da "Arquitetura do Campus do Futuro." Através de um projeto arquitetônico que responde às necessidades de desenvolvimento urbano, criamos configurações espaciais diversas em várias formas, camadas e escalas para acomodar abordagens pedagógicas variadas. Este campus vibrante transcende os padrões convencionais enquanto oferece experiências educacionais enriquecidas e novas possibilidades tanto para professores quanto para alunos.

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Sobre este escritório
Cita: "Escola na Cidade da Ciência de Guangming / Atelier Global" [Shenzhen Middle School Guangming Science City School / Atelier Global] 02 Jun 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1030552/escola-na-cidade-da-ciencia-de-guangming-atelier-global> ISSN 0719-8906

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