
-
Arquitetos: Terra Arquitetura
- Área: 600 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Boteh, Carlos Camargo, Docol, Dpot Objetos, Etel, FAS Iluminação, Lumini, Nani Chinellato, Oscar ono, Pantanal Mármores Granitos e Pedras, Protecnica

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento GLM, consiste em uma área de 600m², localizado em Higienópolis, um dos bairros mais emblemáticos da metrópole paulistana, abriga edifícios que são verdadeiros ícones da arquitetura moderna e clássica. Essa reforma foi uma oportunidade de reinterpretar o espaço, adaptando-o às exigências de um novo ciclo de vida para um casal com três filhos, que saíram de casa. O projeto possui uma localização privilegiada em frente a praça Buenos Aires, com vistas desimpedidas para a copa das árvores, um atributo que se torna elemento central do partido arquitetônico.



A premissa central desta reforma foi a integração dos ambientes da área social, rompendo com a compartimentação tradicional para criar um fluxo contínuo e orgânico. O objetivo era atualizar o apartamento para uma linguagem arquitetônica mais atual, alinhada às tendências de design contemporâneo, com um foco acentuado na experiência do casal. Essa transformação abrangeu a mudança integral de todos os revestimentos, o projeto de mobiliário e marcenaria, que agora abraçam uma estética de sofisticação orgânica.

A vasta área permitiu a criação de um grande living multiuso, onde estar, jantar e áreas de convívio se conectam fluidamente. As grandes esquadrias funcionam como molduras vivas para a vista das copas das árvores na praça, trazendo a natureza para dentro e maximizando a luz natural. Este espaço foi concebido tanto para grandes recepções quanto para o acolhimento do dia a dia do casal.

As soluções espaciais priorizaram a permeabilidade visual e a funcionalidade. O núcleo social aberto e flexível permite múltiplos arranjos e uma conexão visual direta e contínua, junto com a paisagem, filtrada por cortinas leves. Além da vista deslumbrante para a praça, a experiência é complementada por um cuidadoso projeto de paisagismo na varanda, que estende a atmosfera natural para dentro do apartamento. Além disso, a criação de um escritório que se transforma em home theater.

A nova linguagem arquitetônica, que mistura o sofisticado com a simplicidade e acabamentos orgânicos, materializou-se na seleção criteriosa de todos os revestimentos e no novo mobiliário, grande parte sob medida. Os pisos receberam um toque especial com a utilização de madeira de demolição, um material que carrega história e textura, trazendo calor e organicidade para os ambientes. A marcenaria, predominantemente em madeira freijó, exibe a beleza natural da madeira, com seus veios e tonalidades, adicionando sofisticação e aconchego aos espaços.

As paredes receberam texturas e cores – painéis ripados em madeira, superfícies cimentícias suaves ou paletas neutras e terrosas – harmonizando com a luz natural e o verde externo. O mobiliário, com traçado elegante e despojado, prioriza o conforto sensorial com estofamentos em tecidos como linho, lã e palha, em tons neutros e terrosos. Detalhes em metal – como nas estrutural do mobiliário e estruturas de luminárias – inserem um contraponto contemporâneo, adicionando um brilho natural e uma dimensão contemporânea à estética orgânica. A iluminação estratégica e suave, com sistemas embutidos e luminárias de formas orgânicas, complementa a luz natural e cria cenários aconchegantes, moldando um lar que celebra o bem-estar e a serenidade em constante diálogo com a natureza ao seu redor.





















