
-
Arquitetos: Dan Wilson, Henry Bennett
- Área: 155 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yaseera Moosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cooroy é uma residência modesta, sem conexão com a rede elétrica municipal, imersa em sua paisagem. Tomando como referência as casas de madeira e metal da região, a estrutura leve e de um único andar é simples e econômica. Elevada acima do solo em uma única plataforma, ela impõe uma mínima perturbação ao local sensível.





A casa é composta por uma série de pavilhões e jardins interligados por uma varanda linear. Esse espaço externo atua como a principal rota de circulação, proporcionando aos seus ocupantes uma conexão constante com a paisagem. O pátio principal é emoldurado pela edificação de um lado e pela encosta inclinada do outro, oferecendo um refúgio protegido dentro do extenso terreno.





O volume está posicionado ao longo dos contornos da colina e orientado para o nordeste para capturar o sol do inverno na planta em forma de "L". Telas operáveis e a vegetação oferecem proteção contra as condições climáticas mais severas do verão.


A casa não depende da rede elétrica, com energia solar, reservatório de água e um sistema séptico. Foi utilizado o mínimo de concreto possível (apenas para as fundações), ajudando a reduzir sua pegada de carbono. O projeto envolveu mínimas obras de terraplanagem, com a casa elevada do solo, permitindo que o terreno existente permanecesse relativamente intocado. Os clientes também passaram anos regenerando o local, removendo espécies vegetais invasivas e plantando uma seleção de espécies nativas.





























