
-
Arquitetos: Costa Matoso Arquitetura e Engenharia
- Área: 85 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Janaína Santoandréa
-
Fabricantes: ART Barro Socorro, CR Soluções em Esquadrias, Casa Armani Soluções Construtivas, Construtora Modelo - Estruturas Metálicas, DNC Revestimentos e Decoração, Fortin Lajes Bragança Paulista, Madeireira Casarão, Madeireira Ouro Verde, Marcenaria Help Mobily, Marmoraria Pompéia, Marson Lar e Construção, Móveis Redentor, Ouro Verde Comércio de Portas e Janelas, TUBRAX, Tatu Pré-moldados

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Casas Boêmia são residências geminadas que nasceram da ideia de que uma casa pequena também pode oferecer um espaço confortável para a reunião de família e amigos. Por se tratar de residências em meio lote — ou seja, 5 x 25 metros —, buscamos valorizar os ambientes de uso comum. Com uma área de 85m² construída, conseguimos criar uma sala ampla, integrada à sala de jantar e à cozinha. Optamos por abrigar uma vaga para veículo, o que permitiu a criação de um deck de madeira com churrasqueira ao ar livre. O diferencial do projeto foi posicionar a churrasqueira adjacente a bancada da cozinha, separados por uma porta de correr que se esconde na lateral deste volume, eliminando a necessidade de duplicação de pia, cuba e freezer.


Com um espaço tão compacto, o desafio foi incluir uma suíte, um dormitório e um banheiro social, já que toda a largura do terreno foi utilizada, impossibilitando a criação de janelas laterais. Criamos um jardim de inverno, que atende ao dormitório da frente, e uma abertura zenital, que ilumina os banheiros localizados na região central da residência. Além disso, para preservar a privacidade do dormitório — cuja janela estaria muito próxima às portas de vidro da sala —, criamos um painel de 1,25 x 3,20m de cobogós de tijolos maciços que bloqueiam a comunicação visual entre esses dois ambientes.

Outro aspecto foi inserção de um espaço para depósito sob a marquise do recuo frontal, pensado para armazenar uma bicicleta e outros equipamentos. Como o gás também foi alocado nesse espaço, o cobogó vazado de tijolos aparece novamente na fachada, garantindo a ventilação adequada.

Nosso objetivo foi criar uma arquitetura de estilo industrial com o aconchego de um lar familiar. Optamos por trazer cores a este projeto, tanto no mobiliário como nas paredes e pisos. O piso da cozinha é um mosaico de tons azul e branco, assim como sua parede de blocos, que foi pintada de azul. Esse mesmo azul reaparece no primeiro dormitório, enquanto na suíte principal optamos por um tom terracota. Neste projeto combinamos dois tipos de alvenaria: blocos de concreto estrutural aparente e tijolos maciços cerâmicos. Optamos pela laje painel treliçada, cuja praticidade de instalação e estética foram decisivas. Essa escolha também permitiu que a maior parte da residência fosse entregue sem forro. Todas as esquadrias são de alumínio preto, e as portas contam com bandeiras pivotantes superiores para criar ventilação cruzada. Além disso, toda a laje foi impermeabilizada e projetada com uma leve inclinação para direcionar o escoamento para as calhas embutidas.



Para ampliar a sensação de espaço, recortamos um trecho da laje de 3,60 x 3,60m em frente ao jardim de inverno, elevando o pé-direito onde aplicamos telhas cerâmicas com forro de madeira. Inserimos duas janelas triangulares neste trecho, proporcionando um interior da casa com bastante luz natural.

Por fim, aproveitamos o quintal para posicionar a lavanderia coberta. O espaço conta com uma área aberta para estender roupas em dias ensolarados e uma área gramada, ideal para quem deseja ter um pet.






































