
-
Arquitetos: Tezuka Architects
- Área: 193 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Kida Katsushida, FOTOTECA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é definido como uma sala de brinquedos situada no meio de uma grande floresta a oeste de Tóquio. É uma sala de brinquedos que pertence a um jardim de infância localizado a 20 minutos de distância. Semanalmente, as crianças vão de ônibus escolar até a floresta, onde passam algumas horas brincando ao ar livre. O volume evoca a presença acolhedora da natureza local e foi concebido também com o caráter simbólico de uma capela. Para alcançá-lo, os visitantes percorrem uma trilha estreita pela floresta e sobem uma pequena colina, até o avistarem.

O telhado, em forma de "chapéu de bruxa", é cercado por quatro hectares de floresta. O volume é um polígono irregular que imita o formato da copa das árvores. Uma aba profunda envolve o centro pontudo. Um trabalho em treliça adorna o topo do telhado. Este recurso é projetado para capturar o céu e permitir que a luz do sol penetre profundamente na edificação, mesmo depois que as árvores ao redor cresçam mais densas e cerquem a edificação. Metade da área encontra-se sob os beirais, em um espaço semiaberto. Para as crianças que passam a maior parte da semana na floresta, esses beirais oferecem um abrigo essencial contra a chuva e o sol.





Milhares de prismas são fixados na claraboia. Eles polarizam a luz do sol e a difundem em luzes de arco-íris que se espalham pelo teto, paredes e chão da sala de brinquedos. A direção, posição, densidade e forma das luzes coloridas mudam ao longo das estações e em diferentes horários do dia. Optamos por prismas transparentes em vez de vitrais, pois a luz polarizada representa a forma mais pura da luz colorida.


















