
-
Arquitetos: Play Arquitetura
- Área: 490 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Ampla Forma, Anauá, Docol, Lumini, Punto, Ulimax, keramica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando conhecemos o terreno que fica em um condomínio próximo a Salvador a primeira coisa que admiramos foi a presença de algumas amendoeiras grandes espalhadas pela área. Apesar do conselho dos vizinhos de cortá-las devido a grande quantidade de folhas que caem delas, nossa premissa e dos clientes - um casal com 1 filho - foi tentar preservar ao máximo a arborização existente.

O programa solicitado foi uma casa com muitos quartos (5 + 1 escritório que pode servir também como quarto), uma vez que tem sempre parentes e amigos visitando a Bahia. O restante da casa deveria atender à dinâmica da família de forma funcional e descomplicada, sem deixar de lado os aspectos formais.



Atentos à elegância discreta do casal e sua bagagem estética, propusemos a estrutura em MLC (madeira laminada colada) como forma de aliar racionalidade e beleza.

A implantação da casa buscou, além de preservar as árvores, a melhor insolação. Na Bahia, onde o clima é quente o ano inteiro, evitamos as direções Norte e Oeste; alguns quartos se voltam para leste e sul enquanto área social e varanda se voltam principalmente para o sul.


Fazendo um contraponto ao ritmo bem marcado da estrutura de madeira, o pavimento superior foi todo coberto com brises de alumínio, que se abrem como portas-camarão nos quartos, closet e banheiros, mas quando fechados criam um volume único.



As formas orgânicas da piscina junto ao jardim projetado por Rodrigo Oliveira formam um oásis em meio ao calor intenso da Bahia.
