
-
Arquitetos: Beautbureau
- Área: 750 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Aey Srirath Somsawat

À beira-mar, entre coqueiros, ergue-se uma casa que atua como moldura e abrigo. Situada na vasta e intocada praia de Thapsakae, na província de Prachuap Khiri Khan, no sul da Tailândia, ela é pioneira na ocupação dessa paisagem serena. O conjunto acolhedor é composto por uma casa de pedra, um pequeno galpão de tijolos sobre uma base de pedra, e um pavilhão aberto protegido por um amplo telhado que unifica os volumes sob sua sombra generosa.





Ao conceber a casa de férias em um amplo terreno à beira-mar, aninhada entre coqueiros, ficamos intrigados com a referência do proprietário às casas comerciais. A eficiência e a praticidade inerentes a essa tipologia arquitetônica urbana são extremamente atraentes para eles. Embora a generosa propriedade permita espalhar os programas livremente pelo terreno, em estilo resort, o proprietário prefere a elegância pragmática do empilhamento vertical, daí um compacto volume de dois andares com quatro quartos, de estilo "comercial", em um local que convida à horizontalidade.




Nesse contexto, vimos o desafio como uma oportunidade e um convite para brincar, propondo incorporar dois elementos adicionais - uma micro casa isolada e uma sala tradicional - mesclando tipologias em diferentes escalas e culturas, elevando-as em uma base compartilhada de pedra, ancorando-as ao chão e unificando toda a composição sob um gigantesco telhado curvo (que o proprietário achou apropriadamente semelhante a ondas, ecoando o mar). A brisa do mar flui livremente através de sua abertura arejada.


O resultado é um híbrido arquitetônico excêntrico que não recua na paisagem, mas visa emoldurá-la e celebrá-la. Acima de tudo, reflete o espírito de seus habitantes: ousado, inegavelmente prático, mas imaginativo e aberto à contradição. Mon em tailandês significa feitiço ou magia; Kluen significa ondas. Mon Kluen, como intitulado por seu proprietário, se traduz como feitiço das marés.
