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Arquitetos: iredale pedersen hook architects
- Área: 1909 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária de Karratha está localizada em uma região sujeita a ciclones, caracterizada por um clima semiárido quente, com episódios de chuvas intensas e ventos fortes durante eventos ciclônicos frequentes. A escola se situa na base das colinas, sobre uma planície de inundação que deságua na Baía de Nickol e se conecta à Trilha do Patrimônio Yaburara — um percurso que inclui locais aborígines de profunda importância cultural na Austrália.

Desenvolvemos um plano geral que preserva a abordagem de pátios existente, ao mesmo tempo em que introduz um novo foco na paisagem ancestral circundante e nos locais de relevância cultural. Os locais culturalmente significativos foram cuidadosamente identificados e integrados ao projeto. Áreas previamente degradadas serão reabilitadas como espaços de encontro comunitário, enquanto os locais ainda preservados serão valorizados por meio de proteção passiva, intervenções artísticas e interpretação cultural.


A nova instalação de aprendizagem técnica se conecta às quadras externas existentes, proporcionando espaços cobertos para vestiários e áreas frescas para descansar entre os exercícios. Um canal de rochas existente foi requalificado como um espaço paisagístico de recreação, acessível tanto para a escola quanto para a comunidade em geral.




A instalação de aprendizagem técnica inclui uma variedade de espaços, exigindo serviços internos e externos significativos, separação acústica e vigilância passiva. Dois andares alcançaram uma área compacta sem comprometer o valioso espaço recreativo externo. A planta econômica permitiu a introdução de espaços externos adicionais. Um grande corredor central coberto conecta usos díspares enquanto enquadra as distantes colinas.

Uma mistura única de tijolos faz referência aos icônicos desfiladeiros locais, como Karijini, utilizando diferentes cores para formar estratos, sombras e texturas, criando um senso de erosão contínua. Assentos extrudados feitos em tijolo permitem que os espaços sirvam para descansar, reunir e contemplar em um ambiente naturalmente ventilado e termicamente confortável.




Todos os espaços foram projetados para direcionar o olhar à paisagem ao redor, proporcionando luz natural equilibrada e favorecendo um ambiente introspectivo e focado. Como observou o arquiteto alemão Hans Scharoun: "os jovens querem ser inspirados, não ensinados". Essas aberturas visuais ampliam a percepção do entorno natural — muitas vezes invisível em escolas convencionais —, permitindo que os alunos se reconheçam em um contexto mais amplo. Cores, padrões e símbolos foram aplicados de forma progressiva, revelando significados ao longo do percurso e enriquecendo a experiência sensorial e cultural. Elementos abstratos de grande escala fazem referência às atividades de artes manuais, com paletas cromáticas que dialogam com os equipamentos e maquinários utilizados nesses espaços.

Um eixo leste-oeste no nível superior direciona as vistas para o horizonte distante, interrompido por uma sequência de portais coloridos extrudados dos espaços de aprendizagem adjacentes, incentivando vislumbres dos ambientes de ensino enquanto dá boas-vindas aos alunos.

Construir em regiões remotas com climas extremos exige estratégias que proporcionem simultaneamente múltiplos benefícios e resultados. Isso inclui, por exemplo, transformar estruturas em áreas de sombra e assentos, adaptar canais para uso recreativo, e criar corredores habitáveis que façam referência a marcos regionais significativos. Essas soluções devem maximizar a luz natural e as vistas disponíveis, ao mesmo tempo em que consideram a durabilidade e o desgaste a longo prazo. Embora essas decisões tenham uma base econômica, elas também integram resultados climáticos, ambientais e sociais sustentáveis, oferecendo uma abordagem estratégica de longo prazo para o desenvolvimento e o crescimento da escola.

A conexão da recreação à aprendizagem técnica e a provisão de espaços exteriores multiuso amplia o escopo além das expectativas. Este edifício cria ambientes de aprendizagem que permitem ao aluno refletir e se situar no ambiente e na paisagem, visualizar o horizonte mais amplo e fazer parte de uma comunidade.



























